O brasileiro é essencialmente musical. Pelo menos com base no volume de discussões do Twitter, fica evidente a relevância do território da música para os usuários e, consequentemente, para marcas. Não à toa, o Brasil é o segundo país que mais fala sobre o assunto, atrás apenas dos Estados Unidos. Do ano passado até agora, foram contabilizados 350 milhões de mensagens em ambiente nacional, mas essa popularidade não tem fronteiras. A música também é o assunto mais discutido do mundo na plataforma, totalizando cerca de dois bilhões de tweets.
Às vésperas do evento de música mais tuitado da história, o Rock in Rio, o Twitter reuniu anunciantes e parceiros de negócios, em São Paulo, para apresentar ao mercado seu plano comercial. A ideia central é amplificar a presença das marcas no território da música por meio de três grupos de conexão: big events (festivais e premiações), TV moments (programação televisiva, como reality shows) e always on (conversas do cotidiano).
Durante um evento nesta quarta-feira (30), Cadu Aun, diretor comercial da plataforma, apresentou o novo serviço de segmentação de audiência em campanhas de publicidade. A ferramenta permite entrega mais eficiente do conteúdo para a audiência. O executivo explicou que para campanhas gerais, o Twitter permite ao anunciante escolher até 100 variáveis diferentes para segmentar o público de interesse com base, por exemplo, em hashtags, termos mais buscados e perfis demográficos de usuários.
A novidade, agora, apenas para marcas que atuam no segmento de música, é um upload dessas variáveis, permitindo ao anunciante ter relevância dentro da construção de segmentação de suas campanhas. Com a novidade, o anunciante passa a ter um leque de variáveis que pode chegar a 20 mil.
“O que a gente fez foi mapear essas variáveis, um exercício que a gente ainda não tinha feito até agora pelo fato de a plataforma não permitir uma riqueza de segmentação tão grande”, explica Aun. “O Twitter abriu [esse mapeamento] como serviço, então, você pode ter como marca uma segmentação mais completa. A ideia é que essa riqueza de segmentação seja nada mais do que o entendimento do que está sendo falado no Twitter agora”.
Ainda nesse movimento de endereçar as ações para o público certo, o Twitter também criou perfis de personas que representam o padrão de interesse por determinados estilos musicais. A ideia é orientar melhor o mercado sobre o tipo de usuário de música e sua jornada de consumo dentro e fora da plataforma. Foram identificados quatro principais gêneros: pop, rock, k-pop e sertanejo.
Como exemplo, o executivo destaca o perfil pop, que é formado majoritariamente por mulheres de 22 anos que costumam acompanhar os chamados “fandom”, canais no Twitter criados e atualizados pelos próprios fãs de artistas e bandas. Essa usuária também acompanha TV e rádio nos formatos convencionais já que nem sempre é acessível o streaming de música ou conexões de internet.
Para Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil, a música é um território que tem alto impacto na plataforma, por ter audiência influenciadora, que gera e espalha conversas muito rapidamente à medida que também engaja. “Essas conversas acontecem em diferentes momentos da jornada do consumidor e esses momentos podem gerar grandes oportunidades para as marcas se elas souberem entrar com o timing certo e contexto”.
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