Tema tem movimentado a rede; no primeiro semestre foram mais de 44 milhões de tweets

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (20) que está lançando uma aba para abordar as eleições. As notícias estão disponíveis em 'Explorar' e vão reunir informações com curadoria, buscando contextualizar as questões e oferecendo conteúdos de fontes confiáveis. O 'Moments', que conta com assuntos com grande repercussão, também participa da ação.

Alguns estados do país também receberão abas específicas para que os eleitores possam acompanhar as informações na plataforma, incluindo tweets de meios de comunicação e conteúdos ao vivo. Entre eles, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

As ações integram as iniciativas da plataforma para a construção de um ambiente mais saudável nas eleições deste ano diante da polarização e da disseminação de fake news. E também reforçam o compromisso com os acordo feitos com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem cobrado uma atuação mais firme das ferramentas.

O órgão, inclusive, vai tirar dúvidas sobre o processo eleitoral em sessões de perguntas e respostas com temas predeterminados, a partir do perfil @TSEJusBR.

Outra parceria é da rede social com Politize, organização que trabalha com educação política. A entidade vai disponibilizar, a partir de agosto, um serviço de atendimento automatizado para responder às questões dos eleitores.

Segundo a plataforma, as conversas sobre as eleições de 2022 já estão bem movimentadas. No primeiro semestre, foram contabilizados 44 milhões de tweets no Brasil sobre o tema.