Coca-Cola foi uma das marcas pioneiras no uso dos tweets patrocinados

 

O Twitter fechou o maior acordo publicitário da sua história com o Starcom MediaVest Group, um dos braços de operações digitais e compra de mídia do Publicis Groupe. De acordo com o jornal Financial Times, o valor do pacto supera a casa das centenas de milhões de dólares. O acordo, descrito como uma parceria, prevê que os clientes do Starcom, que incluem Procter & Gamble, Microsoft e Coca-Cola, teriam preferência em espaços publicitários na rede de microblogs, assim como acesso a dados e pesquisas e novos produtos oferecidos pela plataforma.

Um desses novos produtos é uma ferramenta de pesquisa dentro do próprio Twitter desenvolvida pela Nielsen. As questões sobre as marcas aparecem para os usuários como publicações dentro da rede social, tanto em dispositivos móveis quanto nos computadores, e os convidam a responder essas perguntas no próprio tweet. O acordo, porém, não é exclusivo e abre caminho para que outras empresas de mídia tornem-se parceiros do Twitter – inclusive grupos rivais do Publicis, como WPP e Omnicom.

A parceria tem como motivação o uso do Twitter como segunda tela no momento do consumo de TV. Quanto a isso, a rede social tem investido no trabalho conjunto com empresas que atuam neste segmento. Adam Bain, executivo responsável pelas receitas globais da rede social, afirmou que a indústria da TV está com o foco na área errada. “Acreditamos que a indústria está com o foco errado, que era tomar uma decisão entre o Twitter e a TV. Não acreditamos nisso. O Twitter é uma ponte”, afirmou.

Em março, foi noticiado que o Twitter deve obter uma receita de US$ 1 bilhão em anúncios em 2014. Neste ano, a rede social deve faturar na faixa dos US$ 580 milhões. Mais de 50% desse total deve ser proveniente de anúncios na plataforma mobile, segundo uma pesquisa do eMarketer.