Alê Oliveira

Sempre observada com muita expectativa por ser a primeira e mais tradicional do Cannes Lions, a área de Film este ano terá uma atenção especial para o mercado publicitário brasileiro. Na última edição, após 62 anos, o Brasil conquistou seu primeiro Grand Prix de Filme e estará em maior evidência na hora de analisar o desempenho do país na área depois do destaque alcançado com 100, criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, produzido pela Stink, São Paulo para a Leica. Rodrigo Castellari, diretor de criação da agência que ganhou o GP em 2015, estará no júri e acredita que será difícil repetir o resultado de maneira tão rápida. Para ele, o mais importante foi fazer o mercado internacional perceber que as produções brasileiras também têm alta qualidade técnica e aponta que o júri estará mais curioso em relação ao país.

Expectativa
Embora nunca predileto ao grande prêmio, o Brasil sempre conquistou Leões na categoria Film. Historicamente, ideias simples e execuções criativas deram conta de superar percalços como falta de grana e condições técnicas. O maior mérito do GP com o filme 100, no ano passado, foi quebrar o estigma de que produções brasileiras são de qualidade inferior. Acho que o júri estará, no mínimo, um pouco mais curioso em relação ao que virá do Brasil este ano.

Pés no chão
A chance de ganhar um novo Grand Prix sempre existe, mas, considerando que demoramos 62 anos para conquistar o primeiro GP do Brasil na categoria, repetir a façanha consecutivamente seria uma expectativa bastante otimista.

Favoritos
É sempre bem difícil prever o que vai ganhar. Tem uma nova campanha de Geico chamada Fast Forward que me chamou bastante a atenção. Acho que ela estará entre as favoritas.

Concorrentes
Estados Unidos e Inglaterra são sempre os favoritos.

Diferenciação
Uma boa ideia e uma execução impecável. A ideia sempre deve ser o epicentro de qualquer peça publicitária. Tudo tem de funcionar em prol dela. Sempre. Mas acho que a execução é o que acaba sendo o separador de águas. O que vai tornar possível que a ideia tenha destaque no meio da multidão.

Estreia
É a minha primeira vez como jurado no Festival de Cannes. Antes já julguei trabalhos no One Show, no D&AD, no Wave e no Clube de Criação. Evidentemente, fiquei muito honrado. Acho que é um convite que todo mundo que trabalha com propaganda espera receber. Além de ser um privilégio, é um reconhecimento profissional que marca a carreira.

Importância
Cannes é, com certeza, o festival mais importante da indústria publicitária e criativa porque tem mais história e maior repercussão dentro e fora do mundo da propaganda. E, também, por ter se tornado um grande evento com o mérito de envolver as marcas no contexto da indústria criativa.

Dicas
Eu recebi a agenda do júri e, pelo visto, vai ser muito difícil arrumar tempo para qualquer coisa que não seja julgar. Mas recomendo e adoraria ir à palestra do Gerry Graf, fundador da Barton F. Graf. Eu sou megafã do trabalho dessa agência. E também vai ser uma pena perder Shane Smith e Spike Jonze.