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Apenas 80% das mensagens comerciais enviadas por e-mail chegam a caixa de entrada dos destinatários, afirma o Relatório de Benchmark de Entregabilidade 2017, da Return Path. Com isso, apenas um em cada cinco e-mails não atinge o seu objetivo final porque é bloqueado ou desviado para a pasta de spam.

Em comparação com 2016 e 2015, a taxa de entregabilidade é apenas 1% superior neste ano, mostrando que as marcas ainda estão perdendo oportunidades de gerar receitas com o auxílio do canal de e-mail.

“O e-mail segue como o canal mais popular e efetivo para as marcas no acesso aos clientes, por isso merece uma atenção especial. Se seus e-mails não estão chegando à caixa de entrada, você certamente está perdendo a oportunidade de construir e fortalecer relacionamentos, e de gerar ROI”, ressalta Cecilia Belele, diretora regional da Return Path para América Latina.

No Brasil, a taxa de entrega é de 79%, estando alinhada com a porcentagem mundial. No Canadá e Austrália estão os maiores índices, chegando a uma média de 90%. Outros destaques são França (82%), Espanha (82%) e Reino Unido (84%), que superam a global.

“É preciso ter em mente que a filtragem de e-mail continua a evoluir, pois os provedores aplicam algoritmos cada vez mais sofisticados para entregar apenas o conteúdo que seus usuários realmente desejam”, reforça.

Ao analisar os setores, bancário e financeiro tem 94% de entrega e possui o relacionamento mais eficiente com os clientes. Distribuição e fabricação (92%); e Viagens (90%) estão posicionados em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Entre os que possuem os índices mais baixos estão Automotivos (77%) e Educação/ONG’s/Governamentais (76%).  

A avaliação foi feita com base na análise de mais de dois milhões de mensagens promocionais enviadas à consumidores de todo o mundo entre os meses de julho de 2016 e junho de 2017.