A Unilever Brasil criou o Fundo Afrolever, com aporte inicial de R$ 17 milhões, que tem como objetivo acelerar a inclusão racial dentro e fora da companhia.

De acordo com o comunicado enviado à imprensa, o projeto surgiu do desejo do presidente da Unilever Brasil, Gerardo Rozanski.

“Uma organização com a dimensão e o poder de influência da Unilever tem o dever de trabalhar para que as oportunidades sejam acessíveis a todos de maneira igualitária, para que a representatividade negra aumente em todas as esferas que possamos impactar. A criação do Fundo Afrolever visa justamente estruturar as iniciativas de equidade racial para, assim, potencializar a eficiência, o alcance e os resultados destas ações”, afirmou Rozanski.

O Fundo Afrolever foi organizado em quatro pilares: Talentos, Marcas, Fornecedores e Comunidade.

No pilar Talentos, o projeto visa dobrar a presença de profissionais negros na alta liderança e triplicar na média liderança por meio de ações de atração, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos até 2022.

Na frente Marcas, o objetivo é acelerar oportunidades, com produtos mais diversos e campanhas mais inclusivas em todo o processo, desde a concepção, passando pela produção e comunicação.

Em relação aos Fornecedores, a companhia informou que quer acelerar oportunidades em toda a cadeia de fornecimento ao aumentar o volume de compras proveniente de parceiros comerciais liderados por grupos minoritários, com foco prioritário em raça.

E, por último, no pilar Comunidade, a multinacional afirmou que vai continuar gerando impacto positivo por meio de projetos incentivados e, desta forma, atuar como agente de transformação social.