Outdoor com nova marca da Usiminas

A Usiminas acaba de passar pela reformulação da marca. Quem assina a nova identidade corporativa do complexo siderúrgico é a Interbrand. “Foi um grande projeto de investigação para revelar o que a empresa já é e o que ela quer ser no futuro”, disse Alejandro Pinedo, diretor geral da Interbrand. O projeto levou nove meses para ficar pronto.

A intenção da Usiminas era manter os bons atributos pelos quais a marca é percebida e mudar os pontos negativos. “Entendemos que a empresa só vai ser percebida de maneira diferente, quando ela for diferente internamente”, falou Marco Antônio Castello Branco, presidente da empresa.
De acordo com a Interbrand, a marca é a décima mais valiosa do País e a 23ª da América Latina. A nova marca é baseada em quatro valores: consistência, técnica, capricho e abertura.

Devido a crise, o orçamento de comunicação que inicialmente seria de R$ 30 milhões foi reduzido a R$ 4 milhões. “Nós prevíamos uma exposição maior na mídia, com campanha publicitária, mas hoje está inviável e tivemos de adaptar”, contou Branco. “Tivemos de reduzir principalmente em veiculação na mídia”, falou Vinicius Alzamora, diretor de criação da Tom, agência que assina a campanha publicitária da marca.

A campanha será composta de peças para revista, jornal, TV, rádio e mídia exterior, além de um hotsite. “Foi feita a comunicação interna em todas as unidades da empresa”, explica Adriana Machado, diretora de planejamento da agência.

Cristiane Marsola