No que depender da atuação das agências regionais, da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e do Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda), o painel de regionalização do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, terá número recorde de inscritos. Na reunião interna das entidades no Encontro Nacional das Lideranças Regionais, evento que acontece em Campo Grande (MS) nesta quinta-feira (19) para discutir-se o panorama dos mercados regionais, também foi prometido a inscrição de aproximadamente 200 agências no painel de regionalização do congresso.

Além da mobilização das agências, também se colocou em questão o apoio dos veículos à atuação e divisão regional da verba publicitária. Entre outros itens discutidos, os presentes na reunião debateram sobre o panorama atual do mercado nas principais capitais do país. Em âmbito geral, há uma linha de crescimento na propaganda regional, embora em algumas regiões a “luz amarela” já tenha acendido.

Qualificação e anti-pregão

Em relação aos pontos negativos praticados nos mercados regionais, há o chamado “apagão de talentos”, onde, segundo os profissionais presentes no Encontro, a qualificação dos profissionais fica em segundo plano e algumas agências têm como primeira opção “roubar” um profissional já treinado, tutorado e qualificado por outra empresa. O ponto principal discutido foi a necessidade de qualificação de profissionais do mercado publicitário.

A Fenapro e o Sinapro também alertaram em relação à política de pregão praticada por alguns clientes – entre eles órgãos governamentais, que buscam o menor preço em esquema similar ao mercado de valores: quem cobra menos, leva a conta. Alertado desta política, o sindicato intercedeu em favor do mercado, para evitar o leilão.