Segundo a pesquisa realizada pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro, 80% das agências apontaram estabilidade ou crescimento na receita em 2023

A pesquisa 'VanPro', realizada pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro junto de 309 agências de 20 estados e do Distrito Federal, mostrou que as expectativas das agências para os negócios e setor publicitário seguem positivas para 2024.

O estudo também apontou que a maioria das agências apresentaram crescimento em 2023.

"A nova sondagem confirma a tendência de crescimento das agências em relação à receita e à percepção de estabilidade e de um futuro melhor para o setor. A pesquisa mostra também um bom ambiente de negócios, e que uma boa parte das empresas conseguiu identificar ou criar oportunidades para aproveitá-las com sucesso", afirmou Daniel Queiroz, presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda).

Na sondagem atual, a pesquisa revelou que 80% das agências apontaram estabilidade ou crescimento na receita e, entre as que cresceram, 30% tiveram um incremento de receita acima de 30% em 2023, comparativamente a 2022.

Do ponto de vista financeiro, a pesquisa mostrou que existe um cenário de continuidade na evolução da receita das empresas. Das agências ouvidas, 53,4% apontaram que a receita está em alta e, dessas, 51,5% (o equivalente a 27,5% do total) apontam crescimento superior a 30%.

Por outro lado, 20,4% das empresas indicaram perda de receita, sendo que, em 10% delas, a perda foi superior a 30% em 2023. As que apontaram estabilidade, na comparação de 2023 com 2022, representam 26,2% das entrevistadas.

Em relação ao futuro, 70% das empresas possuem boas perspectivas para os seus negócios e 23% tem a expectativa de se manterem estáveis. Por outro lado, 4% que se mostraram pessimistas e 3% apontaram que não conseguem prever.

"O cenário segue positivo em termos de futuro para o setor, pois 93% indicam que o cenário é de estabilidade ou apontam boas perspectivas, e 70% consideram o cenário favorável em 2024. Isso demonstra que o crescimento empresarial e do setor passa hoje mais por aproveitar as oportunidades e criar possibilidades de aumento de receita do que de condições externas", analisou Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP e integrante do Grupo de Trabalho da Fenapro.

Sobre os principais desafios para 2024, quase 43% apontaram para a captação de clientes e a conversão de propostas, enquanto 21% citaram a gestão de pessoas e 19% a definição e gestão de processos. As demais 17% apontaram para outros desafios em áreas como gestão financeira, manutenção de clientes e aumento das margens.