A quarentena imposta pela Covid-19 foi decretada faltando apenas um mês para a Páscoa de 2020. Mas a pandemia não foi capaz de azedar o consumo de chocolate.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a produção nacional cresceu 1,97% em relação a 2019 com 90,1% de penetração nos lares brasileiros.
Em 2021, quando a Páscoa é celebrada no dia 4 de abril, o setor já contratou mais de 11 mil temporários, o equivalente a uma alta de 5% em relação ao ano passado. Desde janeiro, os corredores de ovos de Páscoa já começam a pipocar pelos varejos de todo o Brasil, antecipando um costume que antes do surto do novo coronavírus só acontecia após o Carnaval.
O destaque fica para produções artesanais com logística de entrega na casa das pessoas. Mas as marcas também se apressam para lançar as suas novidades.
A Nestlé – que comemora em 2021 cem anos de atuação no Brasil – acaba de anunciar a abertura da Flagship Store Online de Kit Kat. A iniciativa é fruto da operação bem-sucedida da mega loja da marca situada no Shopping Morumbi, em São Paulo, que alavancou a inauguração de dez quiosques na capital paulista em 2020.
Extensão da loja física, a plataforma online ainda traz o Break Society, clube de fidelidade de Kit Kat, que proporcionará conteúdos e benefícios especiais. “Depois do sucesso que tivemos com a Flagship e os quiosques, vimos que Kit Kat Chocolatory tem potencial no universo online: é um importante meio que cresce exponencialmente, permite a consolidação do relacionamento com o consumidor e possibilita novas formas de interação com os amantes do chocolate”, comenta Classius Marques, gerente de operações e e-commerce de Kir Kat Chocolatory.
Para fazer parte do Kit Kat Break Society, basta realizar o cadastro no site. A loja online realizará entregas no mesmo dia para todas as regiões da capital paulista. “Break Society está sendo criado para o público acessar conteúdos, produtos e novidades exclusivas que só poderão ser consumidos por quem é parte do clube fidelidade”, complementa Patricia Nacamuta, gerente de marketing da marca, que reúne mais de 50 sabores.
O projeto foi realizado em parceria com a Webjump, responsável pelo desenvolvimento do site, além da britânica Fitch, que liderou o design e a estratégia de user experience. Em apenas quatro meses, foi construído um canal omnichannel que integra todas as pontas da cadeia logística, partindo da compra online até a disponibilidade de estoque das lojas físicas e rastreamento da loja mais próxima ao CEP da entrega.
A Nestlé ainda traz ovos de marcas tradicionais como Alpino e Talento, além de novas versões do Baton, com opções ao leite, branco e de formulação zero lactose para a linha infantil.
“Os 26 produtos do portfólio para a Páscoa 2021 foram pensados para levar ao consumidor uma experiência que reforce o sabor inconfundível de nossos chocolates com preços acessíveis, embalagens personalizadas e, claro, com a expertise de todos os profissionais que colocam o coração e alma em cada um”, conta Amanda Freitas, gerente de marketing de Chocolates Nestlé.
A Cacau Show também revela as suas tentações. Entre elas, estão os ovos do Chicago Bulls e Los Angeles Lakers em um acordo firmado com a NBA. No total, são mais de 50 produtos, além de parcerias com Amarula e Paçoquita. A marca também traz opções de presentes a partir de R$ 5,90.
Entre os principais lançamentos, estão: Ovo Mezzo com Paçoquita 290g, Ovo Amarula 216g, Ovo Dreams Mil-Folhas Doce de Leite 400g e o Ovo Dreams Merengue de Morango 400g.
Já a marca de sorvetes Häagen-Dazs coloca nas gôndolas das bandeiras Emporium e Mambo, ambos em São Paulo, a opção gelada Pralines & Cream, enquanto a capixaba Espírito Cacau traz os sabores tree to bar totalmente naturais.