Itatiaia foi a marca que mostrou o maior crescimento de buscas no Google, durante o BBB 21. A parceira do reality da Globo precisou realizar apenas uma ativação, no dia 11 de abril, para gerar o maior volume de buscas entre as marcas no BBB 21. De acordo com o levantamento da plataforma TunAd, foram 34.385 em 20 minutos – tempo fixo para todas as marcas.
Na segunda posição aparece a Samsung, que patrocinou a última prova do líder da temporada e conseguiu gerar 29.101 buscas. Na sequência aparece a Americanas, anunciante com o maior número de ativações (27 no total), que gerou uplift de 27.688 buscas.
Na quarta posição vem o McDonald’s com 19.051 buscas, mas com um long tail de buscas de seis horas, com a ação da Festa do Pijama. A C&A fecha o ranking com um uplift de 15.864 buscas.
No total, ao longo do reality foram realizadas 122 ações de merchandising de 32 marcas diferentes, sendo que nos 3 meses do programa, 83% das inserções foram de oferecimento de cotas de patrocínio e 17% merchans.
De acordo com Ricardo Monteiro, CSO e COO da TunAd, os dados demonstram que as marcas que tiveram maior continuidade de ações impactaram mais pessoas, que ajuda na construção de marca, mas a resposta das pessoas não está somente na frequência de exibição. Marcas como Avon, Amstel, McDonald’s e Pantene, por exemplo, foram as que tiveram melhor performance no NPS de marca, disse o executivo.
“Não existe correlação entre o tempo de duração da ação de merchan e o resultado final. O que realmente faz diferença é o contexto da ação e a forma como a estratégia vai envolver as pessoas e despertar o interesse delas pela marca”, afirmou.