Africa Creative lidera com seis indicações, com uma a mais que a AlmapBBDO

Noventa e cinco cases foram indicados para a etapa final do Marketing Best 2025. Africa Creative lidera com seis indicações – uma para Ambev, Pão de Açúcar, Budweiser e Itaú; duas para Brahma.

AlmapBBDO apareceu na sequência, com cinco indicações (três para O Boticário, uma para Havaianas e Johnnie Walker). Três agências tiveram quatro trabalhos classificados na shortlist: BETC Havas, WMcCann e David – veja os finalistas do Marketing Best na tabela.

Os cases foram indicados pelos jornalistas do propmark, que também farão parte do corpo de jurados, ao lado de um diretor da Editora Referência e dois jornalistas convidados.

Serão 15 categorias em julgamento, sendo que os cases considerados ótimos serão declarados vencedores. O julgamento se norteará por critérios objetivos: (I) Desafio/Problema; (II) Estratégia; (III) Execução; e (IV) Criatividade. Às empresas ganhadoras, será entregue o troféu Marketing Best em formato do cavalo símbolo da premiação. Os vencedores do Marketing Best 2025 serão revelados em maio, com cobertura nos canais digitais do jornal e na versão impressa.

Considerado a mais tradicional premiação de mar- keting do mercado brasileiro, o Marketing Best nasceu com o objetivo de fortalecer, aprimorar e disseminar o marketing, suas ferramentas e práticas, no ambiente empresarial do país. Trata-se de uma criação da Editora Referência, em 1988, ainda sob chancela da Revista Marketing – hoje, o prêmio está associado ao propmark.

Em 2024, foram premiados dez cases. São eles: ‘Amazon - de olho no lance’; ‘Anhanguera: uma nova educação, uma nova estratégia’; ‘Bradesco Familiaridades, Vida e Previdência’; ‘Carmed Fini’; Instituto Jô Clemente’; ‘Pague Menos BBB  2023’; ‘Pague Menos preconceito aí’; ‘Record - uma batalha real e brutal’; ‘Samsung RE+’ e ‘World Surf League’.

Origem do marketing
O conceito moderno de marketing, que completou 70 anos em 2024, nasceu com a publicação da obra clássica do economista norte-americano Peter Drucker – “Prática de administração de empresas”.

No Brasil, o marketing demorou a chegar. Em 1972, a ADVB (Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil) – entidade que promovia as boas práticas de vendas para empresas brasileiras – lançou o prêmio Top de Marketing.

No entanto, com a modernização da economia, principalmente a partir dos anos 1970, a comunicação se sofisticou e, com isso, o marketing começou a ganhar protagonismo.