As vendas do e-commerce no Brasil cresceram 41% na comparação com 2019, impulsionado pelo aumento do número de pedidos e pela maior contribuição das compras por telefone celular. A justificativa é a pandemia e o consequente isolamento social. A informação consta do Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco.
A alta do faturamento teve como principal fator o aumento na quantidade de pedidos: 194 milhões, alta de 30% sobre o ano anterior. Outro ponto que ajudou o resultado e motivou maiores compras foi o frete grátis, que representou 43% de todas as compras de 2020.
“O brasileiro mostrou estar totalmente ambientado com as compras online. Esse processo amadureceu de maneira muito rápida por causa da pandemia. E os comerciantes souberam transformar a dificuldade em maiores ganhos oferecendo um serviço ágil, confiável e eficiente”, analisa o head de e-commerce de Ebit|Nielsen, Marcelo Osanai.
A agilidade é também exemplificada pela importância dos celulares nesse desempenho. Do total de vendas, 55,1% ocorreram através desses dispositivos, ou R$ 45,9 bilhões, alta de 79% em relação a 2019 e 176% sobre 2018. Foram gerados 106,6 milhões de pedidos, 56% maior que o ano anterior.
“O brasileiro ficou muito conectado durante a pandemia, com o celular ao alcance da mão. E isso facilitou muito para fazer suas compras de supermercado, roupas, artigos de casa e decoração, por exemplo”, argumenta Osanai.