Empresa é a primeira a adesivar o interior do bondinho do Pão de Açúcar

 

A Victorinox nasceu de uma oficina de cutelaria na Suíça, que criou o lendário “Original Canivete do Exército Suíço”, em 1884. Os canivetes permanecem no portfólio, mas a marca hoje produz relógios, itens de cutelaria, malas de viagem, fragrâncias, entre outros. E está investindo no mercado brasileiro com o objetivo de um aumento nas vendas da ordem de 15% este ano. Segundo o CEO da empresa no país, Karl Kieliger, cerca de 30% de sua verba de marketing mundial será investida aqui, mesmo sem ter uma agência de publicidade local – a marca atua em sintonia com a Leo Burnett suíça.

O executivo diz que as estratégias de marketing são traçadas na matriz para cada divisão de produto e as subsidiárias executam de acordo com cenários e oportunidades dos mercados locais. Não há, segundo ele, a necessidade de uma agência nacional, já que tudo é criado fora e os planos de mídia são negociados globalmente. “Até 2016, pretendemos estar entre os 15 países com maior faturamento para Victorinox no mundo”, reforça Kieliger.

Marca lançou linha inspirada em elementos do paísHá 20 anos no país, a marca decidiu focar, em 2014, na coleção “Brasil Edição Limitada”. Comercializou peças criadas por designers brasileiros e fechou parceria com a CBF, quando lançou um canivete temático da seleção. Mais recentemente, criou uma pop up store no morro da Urca, no Rio de Janeiro, e adesivou o interior do bondinho do Pão de Açúcar. Foi a primeira vez que uma marca se apropriou da parte interna de um dos maiores ícones cariocas para uma ação do gênero. “Trouxemos essa ideia da Europa, onde já realizamos a ação nos bondinhos dos Alpes Suíços”, explica o executivo.

No alto do Pão de Açúcar, os turistas encontram um grande painel da empresa onde podem deixar mensagens e registrar sua passagem pelo local. Kieliger diz que a meta é manter a presença no local até as Olimpíadas, em 2016. “Já para o segundo semestre nosso foco é um lançamento da divisão de relógios, algo jamais visto na indústria relojoeira. Iniciaremos a comunicação em setembro”, revela.

A marca possui hoje uma loja própria no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e está nos planos a abertura de uma loja-conceito. O ano de 2013 registrou crescimento de 17% em relação a 2012, com canivetes, itens de cutelaria e relógios liderando as vendas.