O braço latino-americano da Virgin Mobile fez nesta quinta-feira (23) um pedido ante a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para obter uma licença MVNO, de operadora móvel virtual, para atuar no mercado brasileiro. A iniciativa é o primeiro passo para que a empresa comece a operar no país, depois de ter assinado, também nesta semana, um contrato de compartilhamento de rede com a Vivo.
A Virgin Mobile Latin America quer iniciar as operações no Brasil ainda em 2014, além de atuar também no México. Atualmente, a empresa opera no Chile e na Colômbia. Por aqui, ela vai utilizar as redes locais da Telefônica e controlar todo o relacionamento com o cliente para os serviços oferecidos.
“A base do sucesso das MVNOs da Virgin Mobile em todo o mundo é um acordo equilibrado de compartilhamento de rede e um sólido relacionamento com um parceiro que detenha uma rede de alta qualidade. Combinamos estes dois pontos fortes com um mercado amadurecido para serviços voltados para o cliente da Virgin Mobile e o sucesso está garantido. Este é o primeiro passo de nosso processo no México e Brasil para atingir o mesmo nível de atendimento que nossos clientes desfrutam no Chile e Colômbia”, comentou, em comunicado, Phil Wallace, presidente da VLMA.
No sistema MVNO (mobile virtual network operator), uma operadora aproveita a infraestrutura de uma segunda companhia para oferecer serviços de internet móvel e telefonia. A Virgin Mobile, porém, não abre o serviço para o público, tendo como clientes apenas empresas e organizações. O projeto inicial previa o lançamento da Virgin Mobile no Brasil ainda em 2013 (leia mais aqui), mas as operações só devem começar este ano ou mesmo em 2015 devido aos trâmites dos órgãos regulatórios.