O Instagram anunciou nesta quinta-feira (12) novidades em sua interface. Em evento global sediado em Nova York e transmitido para o Brasil, a rede social de fotos comunicou mudanças expressivas em sua plataforma, com novidades como o “Instagram Direct”, modo de envio de fotos privativas e para grupos de ate 15 pessoas. Veja aqui o vídeo oficial.

O responsável por anunciar o Direct foi ninguém menos que Kevin Systrom, cofundador e CEO da empresa, comprada pelo Facebook por US$ 1 bilhão em 2012. “É uma nova forma de se comunicar e compartilhar. Muitas pessoas associam o Instagram apenas com fotografias lindas, mas não é só sobre fotografia. Não somos um aplicativo montado na câmera fotográfica, mas sim em telefones, que são por si só mecanismos de comunicação”, anunciou Systrom.

A plataforma de compartilhamento privado de fotos acaba por ser mais um argumento para concorrer com o Snapchat, outro aplicativo similar que vem conquistando adeptos especialmente no publico jovem. “A ideia é permitir o ‘vi isso e lembrei de você’, e dar uma chance para esses amigos se conectarem ao momento. Queríamos que fosse uma evolução natural do Instagram, como se fosse uma sala com uma discussão sobre uma foto”, disse Bailey Richardson, community manager global do Instagram.


Marcas

O foco da nova ferramenta é o usuário comum, mas o uso do Instagram Direct por parte de marcas e empresas também é considerado, embora a rede social garanta que não será infectada por spam e mensagens indesejadas. “Marcas vão poder usar, mas em um primeiro momento o foco é completamente o usuário e sua experiência. Temos uma ferramenta para bloquear ou não seguir usuários, então empresas vão poder sim usar, mas o time anti spam vai estar sempre alerta”, ressaltou Camila Fusco, gerente de comunicação do Facebook e Instagram no Brasil.