O Google apresentou, na semana passada, uma série de atualizações e novidades em sua plataforma Google Maps, que completou 15 anos neste sábado (8). O pacote inclui desde uma nova identidade visual que se aplica, por exemplo, ao ícone do app nos celulares, até novas funcionalidades para ajudar no deslocamento diário das pessoas. O Maps é visto pela companhia como importante frente de conexão com o público e diversas outras atrações serão apresentadas em 2020 e nos próximos anos.
“A jornada do Google Maps como ferramenta de negócios e comércio, e para conexão de pessoas e inclusão social caminhou bastante nos últimos anos. O maior papel da tecnologia é pegar coisas impossíveis de acontecer e, usando a mágica que une a própria tecnologia com a colaboração humana, transformá-las em algo corriqueiro em nossas vidas. Não seria loucura pensar que, em três anos, um pequeno e distante sítio, possa aparecer no Maps e receber um drone com um coração para transplante. Hoje, isso ainda não é viável, mas daqui a pouco fica”, resume Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.
Enquanto essas novas mágicas não acontecem, o Google Maps traz evoluções que passam a ser aplicadas desde já. O visual atual do aplicativo será atualizado com um total de cinco abas: Explorar, Dia a Dia, Salvos, Contribuir e Novidades. Em Contribuir, por exemplo, as pessoas poderão divulgar conhecimentos sobre determinada região, como detalhes sobre ruas e endereços, pontos que faltam no mapa, comentários sobre estabelecimentos comerciais e fotos. Já a aba Novidades traz um feed de lugares imperdíveis ou que estão em alta, criado com base em informações de conhecedores da área ou de publicações respeitadas. Em comum, as iniciativas visam convidar as pessoas a colaborar para alimentar a plataforma com informações mais precisas.
O Google Maps também passa a oferecer informações de chegadas e partidas em tempo real de ônibus municipais em 60 cidades, incluindo Recife, Salvador, Guarulhos, Maceió e Aracaju. Em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, a novidade fica para mais adiante. Além de detalhes sobre linhas, rotas, quantidade de paradas e tempo, os recursos mostram horários programados dos veículos, o que ajudará os passageiros a planejarem a viagem. Será possível, por exemplo, saber se um ônibus está adiantado ou atrasado em relação ao horário padrão.
Outra promessa é que em breve, o Maps oferecerá novas informações sobre rotas a partir de dados de histórico de viagens, como a temperatura do transporte, opções de acessibilidade, se há vagão feminino, e se há sistema de vigilância interno.
Multimodal
No geral, um dos grandes objetivos do Google é promover uma visão mais combinada das diversas modalidades de locomoção nas cidades. O app poderá prever mudanças causadas por fechamentos de estações ou bloqueios em ruas, atrasos de trens e ônibus, sugerindo, então, mudanças no uso dos modais. Com dados internos que atestam que 50% das viagens de transporte público em São Paulo envolvem mais de um modal, a empresa aprimorou as informações para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, com vistas a promover essa integração.
A promessa é de mais novidades ao longo dos próximos anos. “Quando falamos de transporte público, queremos fazer mapeamento mais detalhado do interior das estações, facilitando troca de um trem ou ônibus para o outro. E o pagamento é parte importante e estamos trabalhando para ter integração de modos de pagamento para usuário não se preocupar com isso também”, adianta Tijana Jankovic, head de parcerias estratégicas do Google Maps para a América Latina.
Para os pedestres, por exemplo, foi aplicada uma das novas tecnologias que será profundamente aplicada no Maps: a realidade aumentada. O recurso Live View, que permite às pessoas visualizar rotas até o ponto onde vão, recebeu melhorias e indica desde a distância à direção do destino. “O Google Maps já ajudou, por exemplo, os indígenas a entender como evoluiu o processo de desmatamento na Amazônia e nos deu a noção do quão frágil é nosso ecossistema. Ele também conseguiu colocar informações sobre mais de 150 milhões de estabelecimentos, sendo um meio para colocar negócios de médio e pequeno no mapa. Também permitiu consultar e comparar valores dos aplicativos de caronas. Hoje, essas plataforma tem inteligência para conectar pessoas e prestar serviços e cria milhões de empregos”, resume Coelho.
Formatos
Um dos produtos que será trabalhado com novas atrações na nova fase do Maps é o Google Meu Negócio, que permite a conexão de negócios de todos os tamanhos e consumidores, com possibilidades como a descoberta do lugar, informações sobre horários de funcionamento, e até traçar a rota ao local.
Outro produto publicitário disponível no Maps é o Online to Offline (O2O), que trabalha no direcionamento de consumidores às lojas, com anúncios e algoritmos que otimizam campanhas para visita. Também há o Local Campaigns, formato cross plataforma que usa Search, Google Display Network, YouTube e o Maps para gerar tráfego ao estabelecimento físico. Já o produto “Campanhas Inteligentes” usa machine learning para ajudar empresas a criarem campanhas de acordo com objetivos específicos de negócios, com dados em tempo real sobre os rumos da ação, e o “Rede de Pesquisa do Google” consiste em sites relacionamentos à pesquisa em que os anúncios podem ser exibidos, um formato que também está presente no Maps.