De olho no crescimento dos serviços de streaming, a Vix traz ao Brasil uma plataforma de vídeo on demand gratuita. Com filmes, séries, novelas e documentários, a Vix Cine e TV já conta com 1.500 horas de conteúdo em português e pode ser acessada pelo site, aplicativo e TVs conectadas como Amazon Fire, Apple TV, Roku e ChromeCast.
A versão brasileira chega 10 meses depois da plataforma ter sido apresentada no México e conquistar a marca de 10 milhões de downloads. “Estamos fazendo um investimento muito forte. No ano passado adquirimos a empresa de streaming Pongalo, que fica em Los Angeles, e que já possuía 15 mil horas de conteúdo. Com isso, lançamos a Vix em espanhol e alcançamos o primeiro lugar entre os aplicativos mais baixados do Google Play no México e em outros países da América Latina. A expectativa é que o Brasil siga o mesmo caminho”, comenta Rafael Urbina, CEO da Vix.
Com o fortalecimento do segmento e aparecimento de novos players, Urbina reconhece que a concorrência é grande, mas acredita que a gratuidade e a variedade de conteúdo são diferenciais da plataforma. “Este é um modelo de serviço que vai crescer muito em todas as regiões. Uma pequena parcela da população vai conseguir obter todos os serviços e outra vai ter que fazer suas escolhas de assinatura. Porém, todo mundo vai querer ter uma opção gratuita. Sabemos que é um mercado competitivo, mas temos uma boa infraestrutura para concorrer com sucesso”, diz.
Para reforçar as opções de catálogo no país, a companhia começa a fechar parcerias com as distribuidoras de conteúdo. “Já temos quatro contratos assinados. Com a O2 Play, que é a distribuidora do Grupo O2, já é possível conferir filmes e documentários nacionais. Além disso, há outras distribuidoras que estão trazendo programas como Galinha Pintadinha e Palavra Cantada. Nosso objetivo é ter uma variedade maior de opções na medida em que a plataforma for crescendo e fomos realizando novas parcerias”, salienta Enor Paiano, country manager da Vix no Brasil.
A empresa também vai trazer conteúdos produzidos no país. Em parceria com a BRF, a plataforma estreia com uma playlist de receitas usando produtos Perdigão e traz episódios do canal Churrasqueadas, que já é sucesso no YouTube.
“No momento em que o streaming abre a oportunidade de aportar conteúdo da própria marca, ele traz uma oportunidade que na TV linear seria mais difícil. Muitas marcas são produtoras de conteúdos relevantes para o consumidor e isso vai além do filme comercial. Quando um anunciante mostra uma receita, não é apenas um comercial, mas, sim, um serviço de informação com conteúdo. Este é um diferencial que podemos oferecer”, ressalta Paiano.
Ainda segundo o executivo, além da opção de branded content, canais patrocinados e playlists customizadas, a companhia oferece a possibilidade de anúncios de até 30 segundos sem skip. “Com o vídeo on demand conseguimos que a experiência seja diferente para cada pessoa. É a oportunidade para os anunciantes encontrarem micro audiências e, assim, entregarem suas mensagem com uma maior eficácia. Diferente da exibição de vídeo tradicional, onde você não sabe se a pessoa está assistindo ou não, este serviço possui uma taxa de visualização de quase 100% em seu conteúdo”, reforça.
A campanha de lançamento será multiplataforma e espera alcançar o maior número de pessoas. “Teremos ações na televisão, redes sociais e em nossa própria plataforma. É muito trabalho, não só de marketing, como de conteúdo e tecnologia. Temos uma estratégia muito focada na área de Data e, assim, entender o que está acontecendo com o consumidor e fornecer um serviço cada vez mais relevante”, finaliza Urbina.