Afetada com os problemas institucionais nos Estados Unidos e na Europa, que comprometeram sua imagem junto a consumidores e investidores, a Volkswagen deixou de usar o slogan global Das Auto, que, em tradução livre, significa o automóvel. A empresa admitiu no ano passado a fraude no sistema de emissão de poluentes em 500 mil modelos que saíram das suas linhas de produção nos EUA e 8,5 milhões na Europa. O problema obrigou o diretor de qualidade marca a se demitir.

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A partir de agora, a montadora alemã passa a assinar nas suas peças de comunicação a própria identidade corporativa: Volkswagen. A decisão foi tomada pelo board da companhia no fim do ano passado. Quem informa é o executivo Leandro Ramiro, gerente-executivo de marketing da empresa no mercado brasileiro.

As campanhas criadas no país pela agência AlmapBBDO já não usam a antiga assinatura. O comercial Tia Lu, lançado no último dia 27, que destaca as funcionalidades do app-connect, está atrelado ao conceito Novo Gol. Forte como todo Gol. Conectado como nenhum outro. Essa campanha destaca o novo posicionamento da montadora no mercado brasileiro: Volkswagen. Inspirada na sua vida.

O Brasil é o terceiro mercado da montadora e tem importância estratégica nas suas proposições mercadológicas. Muitos projetos brasileiros são exportados, como a campanha Desejos, que apresentou o novo Golf com um menininho que expõe sua franqueza ao se defrontar com o novo namorado da mãe. Para ele, dando vida ao mote relacionado a sonhos de consumo, bastava apenas o carro cujo design lhe deixara estupefato.

Esse comercial traz assinatura da AlmapBBDO, agência que não integra os alinhamentos globais mantidos pela empresa. No Brasil, além da premiada Almap, a montadora mantém relacionamento com a The Group. Volkswagen é referência global na publicidade do segmento desde os anos 1960, quando a DDB de Bill Bernbach desenvolveu a campanha Think Small para mostrar a agilidade do Fusquinha no mercado norte-americano, dominado pelos gigantes V8, numa época que o combustível tinha preço acessível.