O movimento #VoltaPinheiros, que busca conscientizar a população e as autoridades públicas do descaso com o Rio Pinheiros, está cobrando os políticos sobre a situação do local em São Paulo. Essa semana foram enviados cerca de 50 kits para a Câmara Municipal de Vereadores, Prefeituras Regionais, Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo do Estado, incluindo agentes da CPTM, Sabesp, EMAE, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria.
O movimento foi lançado há quatro meses e a mensagem leva uma provocação aos governantes, que ainda não se manifestaram. O kit pede respostas aos políticos sobre pontos que nunca foram esclarecidos. E a almofada em formato de emoji de cocô leva a mensagem de que “é um confortável presente para quem consegue dormir com o Rio Pinheiros desse jeito.”
Segundo o movimento, em 2017 houve uma reunião com a Secretaria do Governo Municipal (SGM), órgão vinculado ao gabinete do prefeito e depois disso “ficamos no esquecimento, assim como o Rio Pinheiro”. “É triste perceber que a cidade adoraria contribuir para um movimento desses e as autoridades responsáveis continuem tão acomodadas”, explica Marcelo Reis, idealizador do movimento e copresidente da Leo Burnett Tailor Made.
Entre as cobranças, estão perguntas como quando o governo e a prefeitura vão se reunir para adotar medidas necessárias à efetiva execução dos contratos, planos e metas de saneamento que estão sendo adiados; e quando a prefeitura vai atuar de forma incisiva para que os investimentos já realizados não se percam. O movimento cita que dados comprovam que cerca de 70 mil imóveis em São Paulo não têm ligação com a Sabesp, despejando o esgoto diretamente no rio.
O #VoltaPinheiros foi criado em setembro de 2017 por Reis e é liderado por um grupo de publicitários. O objetivo é instaurar uma onda de engajamento para tirar o rio do esgoto do esquecimento, colocá-lo de volta no centro das atenções e convidar sociedade civil, empresas, organizações não-governamentais e órgãos responsáveis para que juntos elaborem e implantem um projeto que devolva um rio saudável aos paulistanos. Atualmente, o movimento conta com o apoio de Stela Goldenstein, Marina Klink, Limpa Brasil, Arq.Futuro e Fórum das Américas.
Leia mais
Publicitários criam movimento voluntário #VoltaPinheiros
Caso do goleiro Bruno provoca indignação entre publicitários