“Voo contra o câncer” é o título da campanha criada pela WMcCann como agradecimento ao êxito da primeira fase da campanha que pedia a criação de uma rota aérea comercial interligando São Paulo a Barretos (SP) como forma de facilitar o acesso ao Hospital de Câncer de Barretos, que recebe diariamente quatro mil pacientes do SUS. Mesmo com um aeroporto na cidade, até então não havia voos comerciais e os pacientes de 27 estados do país tinham de viajar horas e até dias de ônibus para se tratar no hospital.
A primeira fase da campanha foi iniciada em 28 de abril de 2013. Com participação voluntária do ator Reynaldo Gianecchini como locutor, o filme veiculado na internet explicava a causa e convidava o internauta a fazer o check-in no voo contra o câncer e mandar seu pedido pela criação do voo às companhias aéreas. Mais de 252 mil pessoas reservaram um assento no avião virtual; mais de 80 mil e-mails foram enviados diretamente às empresas de aviação e foram registrados 62,7 milhões de impactos nas redes sociais.
No último dia 22, a companhia aérea Passaredo fez um voo simbólico da rota, somente para convidados, ligando São Paulo a Barretos. A Passaredo Linhas Aéreas foi a primeira companhia a firmar o compromisso de operar a rota. Apesar da demanda de passageiros e do interesse da companhia aérea, o aeroporto necessita de obras para que a rota seja de fato implantada a partir de 2015. O governo federal incluiu o aeroporto de Barretos no Plano de Aviação Regional e programou o início das obras de modernização para julho deste ano.
Rodrigo Guimarães, redator da campanha, conta que o filme é uma prestação de contas a todas as pessoas que apoiaram a causa. “O filme, que era para ser veiculado no site e replicado nas redes sociais, acabou sensibilizando os veículos e ganhando muito espaço na mídia”, conta. O filme mostra crianças que são pacientes e fazem tratamento no hospital brincando num avião feito de sucatas. “É um tema emocional e é divertido. A gente queria passar a impressão de que não é um local triste. O hospital tem, de fato, um clima de felicidade que contamina. É um momento muito feliz para o hospital”, conta Guimarães.
Produzido pela Conspiração, o filme tem direção de Ricardo “Gordo” Carvalho. O site foi reformulado e o vídeo pode ser compartilhado. “Queremos colocar os holofotes no aeroporto para que as obras saiam no tempo previsto e o voo comercial comece a operar. Quanto mais pessoas ficarem sabendo, melhor”, diz Guimarães.
No voo inaugural, o gerente comercial da companhia, Mário Andreoli, assinou uma carta de intenção para tornar a rota São Paulo-Barretos regular. A carta foi entregue ao prefeito da cidade de Barretos, Guilherme Ávila, na presença do diretor-geral do HCB, Henrique Prata, de personalidades, jornalistas e de Washington Olivetto, chairman da WMcCann, e equipe da agência.