Testar uma motocicleta de alta performance na região da Toscana, na Itália, sem sair de São Paulo. Essa experiência é possível com o recurso da realidade virtual, que cada vez mais vai estar presente nas estratégias das marcas para interagir com os shoppers. O VR commerce será uma das atrações na edição deste ano da Latam Retail Show, produto da GS&MD, que começa nesta terça-feira (28) no Expo Center Norte, em São Paulo. O executivo Marcelo Toledo, CEO do grupo, explica que a loja Ayrton Senna Experience, que estará presente na feira, funcionou por três semanas no Shopping Villa Lobos em regime de soft opening.

“Essa tendência é irreversível. Todo mundo já sabe que a competição por preço é fundamental no e-commerce. Mas com o VR a experiência vai ter maior intensidade. E menor pressão por tempo. Fica mais fácil selecionar meios de pagamento, fazer review de produtos e compartilhar com os amigos nas redes sociais”, destaca Toledo.

Sob o tema Relações sustentáveis, o evento pretende reunir 20 mil pessoas do trade nos seus três dias. Toledo ressalta que a parte de conteúdo vai contemplar 60 temas. O Mega Fórum, por exemplo, promete um debate com os especialistas Ciro Bottini (Shoptime), Woody Cruz (Polishop) e Silvia Design. “Esses personagens encantam os clientes com uma linguagem não ortodoxa de varejo e usam canais dedicados para gerar demanda. O retorno sobre o investimento também está na pauta”, observa Toledo, lembrando que entre os CEOs confirmados estão João Ferreira, da Natura; Noël Prioux, do Carrefour Brasil; Sérgio Herz, da Livraria Cultura; Paulo Correa, da C&A; Peter Estermann, do Grupo Pão de Açúcar; Frederico Trajano, do Magazine Luiza; e Sérgio Borriello, da Pernambucanas.

Sophia The Robot, humanoide desenvolvido pela Hanson Robotics, de Hong Kong, vai estar na agenda internacional do Latam Retail Show. No ano passado ela recebeu cidadania da Arábia Saudita.