Ter personagens de séries, desenhos animados e filmes da Warner Bros em campanhas publicitárias ficou bem mais fácil há dois anos, com o lançamento em nível mundial do site wbcliplibrary.warnerbros.com. Marcos Bandeira de Mello, gerente geral da Warner Bros. Consumer Products, explica que o site traz todo o arquivo histórico da gigante de entretenimento desde 1920, com clássicos como “Casablanca” e “O vento levou”, até produções mais recentes, como “Batman”. Ele acrescenta que, além de organizar o arquivo digitalmente, a Warner conseguiu clarificar todos os direitos envolvidos em uma produção. Porém, o executivo observa que o mercado publicitário brasileiro ainda utiliza pouco o recurso. “Estamos oferecendo uma solução pronta para o mercado. A agência não vai ter que negociar os direitos autorais do uso de um personagem de um filme ou de uma trilha sonora, porque já está tudo definido. A própria consulta à library é, por si só, uma fonte geradora de ideias”, pontuou Mello.
O gerente geral da Warner afirma que o clip licensing é um recurso bem utilizado nos Estados Unidos, e que deve ganhar força no Brasil. “Muitas vezes a agência associa o uso de uma propriedade intelectual a um processo muito burocrático, demorado. Mas no nosso caso, está tudo pronto. É só o profissional entrar no site, fazer a sua consulta e negociar diretamente conosco, aqui no Brasil”, ressaltou.
O executivo também destaca que o custo é acessível. “Embora varie de tema para tema, muitas vezes é até mais barato do que um cachê de um artista”, contou Mello. Na opinião dele, utilizar personagens de séries ou de desenhos animados marcantes em campanhas é algo contemporâneo, inesperado. Mello cita como cases recentes o filme da Bradesco Seguros, que contou com o personagem Jason, de “Sexta-Feira 13”, e o da Amanco, com os Flintstones.