Foto: divulgação

O publicitário brasileiro Marcio Moreira, ex-vice-chairman do McCann Worldgroup, morreu nesta quarta-feira (18) em Boston, nos Estados Unidos, vítima de uma complicação inesperada decorrente de uma cirurgia cardíaca. Moreira nasceu em 1947, em São Paulo, e passou 44 anos de sua carreira na McCann, sendo 25 deles como diretor criativo global de grandes anunciantes, como Coca-Cola, GM e Nestlé.

Considerado um dos publicitários brasileiros mais influentes no mercado internacional, ele também foi recrutado pessoalmente pelo secretário de estado americano, Colin Powell, a participar do programa de comunicação do governo após os ataques de 11 de setembro. Moreira acumulou mais de 100 prêmios em sua carreira e foi um dos brasileiros mais vistos em Cannes, ao longo dos últimos 40 anos, mesmo em anos recentes. Ele esteve no festival pela primeira vez em 1972 e, pela última vez, em 2011, quando se aposentou do McCann Worldgroup.

No ano passado, Moreira deu uma declaração ao propmark para a edição comemorativa de 48 anos do jornal, que fez uma homenagem aos 60 anos do Cannes Lions, que demonstra como ele foi uma pessoa visionária. “Sinto nostalgia só quando uma entrevista como essa me faz lembrar dos velhos tempos. Mas sou muito prático e visionário para perder tempo com nostalgias. O passado é história e o futuro é mistério. Temos de viver o dia de hoje”.

Em São Paulo, Washington Olivetto, chairman da WMcCann, mandou uma declaração sobre o falecimento de Moreira. “Marcio era um amigo queridíssimo. Temos muitas histórias juntos. Depois eu conto. Agora não dá. Estou sem aquela alegria que é fundamental para falar do Marcio”. Há muitos anos morando nos Estados Unidos,  Moreira será cremado em Boston.