WhatsApp agora é mais usado que o Facebook para mensagens instantâneas

 

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado por celulares mundialmente, de acordo com uma pesquisa da Global WebIndex. O app de instant messaging ultrapassou o seu controlador, o Facebook, e é utilizado por 40% da audiência mobile mundial. A pesquisa exclui a China, que tem um mercado único e diferenciado, com players locais fortíssimos como o WeChat (presente em 84% dos aparelhos chineses).

Comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões, o WhatsApp é a ferramenta preferida por aproximadamente 600 milhões de adultos (entre 16 e 64 anos) de 32 países, e apresenta 30% de crescimento em sua atividade nos últimos dois anos. Para tentar impulsionar os seus serviços próprios também para a audiência mobile, o Facebook anunciou recentemente que as mensagens via celulares não poderão mais ser enviadas por meio do aplicativo nativo da rede social, mas sim exclusivamente via Messenger, que também detecta o número de telefone do utilizador.

No Reino Unido, a medida surtiu efeito e o FB Messenger apontou uma grande tendência positiva, com evolução de 13 pontos percentuais em um trimestre, atingindo 40% de toda a audiência, mesma marca que o WhatsApp detém globalmente. Outra rede social com bons números nesta região é o Snapchat (14%), especialmente entre os jovens entre 16 e 19 anos (48%).

A aliança entre Facebook e WhatsApp também é vista com desconfiança por parte do público. Aproximadamente 75% dos usuários não quer que seus dados sejam comercializados pelo Facebook, enquanto 85% está preocupado com o uso que as companhias fazem do monitoramento de suas conversas. O estudo também apontou que o WhatsApp passou a ser usado como fonte primária de comunicação por 2/3 dos entrevistados, substituindo as mensagens de texto e as ligações.