O quanto a flexibilidade de movimentos que a mão humana é capaz de fazer está diretamente ligada ao olhar de quem os faz? O uso de um smartphone, um dos principais exemplos de inovação nos dias atuais, talvez possa responder. E que tal considerar a inovação como solução de problemas comunitários, para melhorar higiene e saúde das regiões mais pobres do planeta? A inovação também pode – e deve – estar diretamente ligada às estratégias de branding, já que ela ajuda marcas a ter relevância e vantagem competitiva.
Esses insights fizeram parte de uma interessante lista de percepções proporcionadas pelo primeiro Workshop Wish de Inovação em Stanford, realizado pela Wish International Events Management, empresa dos sócios Bertrand Restivo e Natasha Caiado, em outubro. Foi o primeiro workshop sobre inovação feito a partir de uma parceria entre a Wish e a Universidade de Stanford. O propmark foi convidado a participar do encontro, que também contou com representantes de seis empresas brasileiras e dos Estados Unidos. O workshop de inovação, realizado com apoio da Secretaria de turismo de negócios de São Francisco, é o mais novo diferencial encontrado pela Wish para sua atuação no mercado de eventos, viagens e ações de incentivo corporativo. Atuando há 27 anos, a empresa tem atualmente escritórios em São Paulo, Paris e Miami. Ela trabalha com clientes brasileiros interessados em ações de incentivo no exterior e com clientes internacionais que têm objetivo de desenvolver esse tipo de ação no Brasil. Com estratégias ativadas em busca de qualidade de conteúdo e de organização, a Wish também tem conquistado reconhecimento no mercado internacional de eventos por inserir um estilo “tailor made” em todos os seus projetos.
“A Wish conseguiu reinventar a área de eventos”, diz um executivo ligado a um grande anunciante brasileiro que já participou de viagens de negócios organizadas pela empresa. “Estamos sempre em busca de diferenciais que possam de fato representar percepção de qualidade e principalmente de conteúdo”, dizem os sócios Natasha e Bertrand.
PAI DA INVENÇÃO
Uma versão do workshop sobre inovação, em parceria com a Universidade de Stanford, deverá ser realizada em São Paulo no primeiro semestre de 2015. Além disso, a programação dele, integral ou parcial, poderá ser incluída em projetos específicos de clientes da Wish. Em Stanford, o workshop contou com apresentações de quatro professores da universidade. A brasileira Nadejda Marques, os americanos Patrick Hunt e Henry Liao e o inglês Edward Leaman. PhD em direitos humanos, Nadejda, que também já lecionou em Harvard e na Universidade de Boston, destacou cases de inovação social que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda. Para ela, um dos principais objetivos da inovação é “economizar tempo para gerar qualidade de tempo”.
O professor Patrick Hunt, PhD em Arqueologia e que trabalha na Universidade de Stanford há 22 anos, apresentou uma comparação da evolução da mão humana, a partir dos primatas, para ressaltar a relação entre mão, olhar e inovação. Ele também mostrou o que considera as dez maiores inovações ocorridas na história da humanidade, entre elas o uso de pedras para triturar alimentos, o papel, a pólvora, a navegação, a bússola e o sistema binário. Os dez exemplos foram analisados por Hunt no livro “Ten discoveries that rewrote history” (Dez descobertas que reescreveram a história), lançado em 2007 e que se tornou best-seller da editora Penguin, com tradução em cinco idiomas. Durante o workshop, Hunt ressaltou a importância do sistema binário para o surgimento e avanço da realidade digital, que está associada às principais plataformas de inovação desenvolvidas nos últimos anos.
Hunt também destacou o que ele considera “importantes princípios” sobre a inovação, entre eles o fato de que a História sempre foi desenvolvida por interesses comerciais. “Se a necessidade é a mãe da invenção, a inovação é o pai”, ele compara. Para Hunt, o objetivo da inovação é “encontrar soluções para os problemas”.
Edward Leaman, especialista em branding, analisou a importância da inovação como desafio para fazer “sua ideia tornar-se realidade” e para que as marcas consigam entregar o que prometem. “Inovação é criar relacionamentos duradouros e sustentáveis”, ele sintetizou. Henry Liao falou sobre a importânica da inovação para a convergência de dados.