Sob a coordenação da consultoria espanhola Scopen, o Grupo Petrópolis decidiu que sua nova fornecedora de serviços de comunicação mercadológica para as marcas mainstream do seu portfólio de produtos, as cervejas Itaipava, Lokal e Crystal, é a WMcCann. A proposta criativa, e também econômica, feita pela agência superou as apresentadas pelas finalistas Leo Burnett Tailor Made, AlmapBBDO e VMLY&R, esta última com o comando do negócio há nove anos. É a segunda perda da VMLY&R no anunciante este ano. Há cerca de dois meses viu sair as marcas premium Black Princess, Petra e Cacildis para a BETC Havas. A saída do Grupo Petrópolis da VMLY&R se soma à subtração da sua carteira de clientes da operadora Vivo (digital) e da marca de eletroeletrônicos LG.
Fonte credenciada do mercado confirma que o investimento anual em compra de mídia e produção prometido pelo anunciante às duas agências é de R$ 220 milhões, uma redução de R$ 30 milhões. Mas justificada, como detalha a fonte, porque há escassez de alumínio e a produção de cervejas e outros artigos em lata sofreu redução. A prioridade são as embalagens de vidro, especialmente às de 600 ml, mas que têm rejeição para o consumo no lar por motivos de segurança, além de os bares estarem funcionando com restrição presencial desde o início da pandemia.
A head de marketing do Grupo Petrópolis, Eliana Cassandre, ainda tem o desafio de escolher uma agência para suprir as demandas do energético TNT. Mas esse passo vai ficar para um segundo momento devido ao perfil da marca na mídia, muito voltado para conteúdo e participação em eventos.
“É uma honra termos sido escolhidos para atender um dos maiores grupos cervejeiros do Brasil. Queremos aumentar ainda mais a preferência das marcas, encantando o consumidor e levando o posicionamento do verão para todos os pontos de contato com inovação e criatividade”, declara Hugo Rodrigues, chairman e CEO da WMcCann, que deixou de atender recentemente Skol Beats e comandou Heineken em parte da sua passagem pela Publicis Brasil. O Grupo Petrópolis preferiu não se pronunciar.
PERFORMANCE
Ter a preferência do Grupo Petrópolis para as suas cervejas de grande volume consolida o desempenho da gestão do publicitário Hugo Rodrigues à frente da WMcCann, da holding americana Interpublic (IPG). Ele chegou à agência para substituir o lendário Washington Olivetto após 18 anos na Publicis. Logo conquistou a área de varejo da General Motors, assegurando à WMcCann a conta integral da controladora da marca Chevrolet. Nesse período também chegou o SBT e o Banco do Brasil, por meio de processo seletivo. O Grupo Big, que deixara a agência após a conquista da Amazon, retornou no ano passado sem concorrência. A Amazon foi para a Media Brands, empresa do IPG que acaba de assumir a gestão da Mullen Lowe. Também chegaram a Sabesp (em fase de nova licitação), a Centrum (marca da GSK) e o banco estatal BNDES.