A WPP, multinacional que agrupa centenas de agências de publicidade que operam ao redor do mundo, passou a utilizar as soluções em nuvem do Google Cloud de forma a oferecer melhores experiências para os seus clientes em toda a sua rede – que suporta quase três quartos das empresas listadas na Fortune 500 em experiência de mídia, criatividade, relações públicas e análises de marketing.
Com operação em 112 países, a WPP tinha o desafio de gerenciar e retirar valor de seus dados internos a fim de entregar experiências transformadoras em campanhas on-line e off-line em diferentes plataformas e, consequentemente, resultados superiores para seus clientes.
O processo de transformação começou em 2018 com a visão do CEO da WPP, Mark Read, de alinhar tecnologia, criatividade e talento interno. “Criatividade e tecnologia são os dois pilares principais da nossa estratégia de futuro. Criatividade é o que nos diferencia e a tecnologia nos permite escalar. No primeiro ano de nossa jornada de transformação, realizamos significativos investimentos em recursos tecnológicos, e a parceria com o Google Cloud foi essencial no alcance dessa visão. A vasta experiência em publicidade e marketing de Google Cloud, combinada com sua força em analytics e Inteligência Artificial nos ajudou a oferecer soluções poderosas e inovadoras para nossos clientes ”, comenta.
As soluções do Google Cloud foram implementadas desde a construção de um sistema de gerenciamento de planejamento de mídia até a melhoria de campanhas com o uso de ferramentas para reconhecimento de imagem, análise de sentimentos e processamento de linguagem natural; e foram divididas em três principais pilares:
Governança de campanha: Automatização de configuração de campanhas, gerenciamento criativo, geração de relatórios e otimização.
Gerenciamento de dados do cliente: Criação de plataforma aberta que reúne dados de mercado, dos clientes e dados internos da WPP, para cruzamento e acesso, de forma a permitir melhores insights, planejamento e ativação.
Inteligência Artificial WPP: Utilização de ferramentas de Machine Learning do Google Cloud para ajudar a impulsionar a inovação, otimizar campanhas, gerar inteligência de conteúdo e práticas de experiência do cliente da WPP.
Em parceria com a GlaxoSmithKline, a Wunderman Thompson utilizou dados do Instituto Nacional de Epidemiologia do México, juntamente a dados climáticos e outros indicadores para desenvolver o Theraflu Flu Tracker com o objetivo de prever onde e quando os casos de gripe ocorreriam no México.
O rastreador resultou em até 97% de precisão e foi transformado em anúncios digitais relevantes que comunicavam o risco de incidência da doença em 32 entidades federais do México. Essa campanha aumentou as vendas de comércio eletrônico em quase 200%, ajudou a população no conhecimento sobre a probabilidade de gripe e ganhou o Leão de Bronze em Cannes.
Além disso, a conexão das ferramentas de Google Cloud ao Google Marketing Platform permitiu a WPP oferecer melhores experiências para seus públicos-alvo na mídia e no marketing.