Maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube é onde criadores, marcas e usuários se encontram em torno do conteúdo. No Brasil, a presença da plataforma é constante na vida da população e conta com mais de 113 milhões de visualização no país.
Com conteúdos que engajam, a natureza da plataforma faz com que o público fique próximo dos ídolos e, consequentemente, gere identificação. Além disso, o YouTube permite que as marcas entrem em contato com todos os tipos de pessoas, garantindo que aquele conteúdo fique registrado e faça parte da vida daquele usuário. De acordo com a plataforma, 80 milhões de brasileiros declararam que já compraram algo que viram no Youtube.
Mais que uma mídia, um ecossistema
O YouTube, além de uma rede social, é um ecossistema completo de conexões, que possui conteúdo que conecta abrangência, atenção dos usuários e marcas com relevância, além de ser um espaço legítimo para as marcas abraçarem temas e bandeiras de forma mais autêntica e com escala.
Mais da metade da população brasileira acessa o Youtube todos os dias, permitindo que as empresas possam produzir um conteúdo de imersão e profundidade que entretém e ensina o usuário, que por outro lado, pode gerar identificação e interesse pelo produto ou marca. Essa identificação gera desejo pelo conteúdo e faz com que as pessoas queiram investir nele.
A plataforma permite que as marcas tenham acesso a uma grande variedade de formatos e se envolver na criação de diversos tipos de conteúdos, além de ser um lugar onde elas podem participar de conversas importantes, se posicionar e mostrar sua essência, construindo afinidade e autoridade e criando relações que vão muito além do view.
Essa soma de abrangência + atenção + relevância, faz com que o Youtube seja grande palco para as marcas, que conseguem colocar seus conteúdos, campanhas e fazem com que isso chegue aos usuários de forma orgânica, uma vez que os conteúdos apresentados para cada pessoa cadastrada são totalmente personalizados de acordo com os interesses daquele usuário.
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Em 2021, além de servir como uma forma de entretenimento, o YouTube teve um papel fundamental ao redor de assuntos do momento e que, muitas vezes, são oportunidades para marcas.
Ainda neste ano, a plataforma foi palco, pela terceira vez, do Show da Black Friday, iniciativa pioneira de live commerce no Brasil, que foi transmitida tanto no YouTube e quanto no app Americanas, unindo muitas ofertas e entretenimento.
A live já conta com mais de duas milhões de visualizações e foi comandada por alguns dos maiores criadores de conteúdos da plataforma, como o youtuber e sócio da Play9, Felipe Neto, Diva Depressão, Camilla de Lucca, T3ddy, Bielo Pereira, Bruna Gomes, Bruno Correa, Diego Cruz, João Vítor Mello, Fred Desimpedidos, Ademara, Vanquilha e Jotinha, além de também ter contado com a presença da vencedora do BBB21, Juliette, e a cantora e vencedora da Fazenda de 2020, Jojo Toddynho.
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No contexto da Black Friday, o Youtube também foi palco da Casa Black Friday, o primeiro reality commerce do país feito em parceria com a Amazon e com a Dia Estúdio, e que contou com a presença de criadores de conteúdo da plataforma, como as meninas do canal Depois das Onze, Jean Luccas, Luba, a vencedora do BBB20, Thelminha e Raony Phillips. O projeto também contou com a presença de celebridades como a atriz Ingrid Guimarães, Marlei Cevada e Igor Guimarães, e com apresentações musicais de Pabllo Vittar, Jão e Carol Biazin.
Com uma diversidade enorme de conteúdos e criadores, o YouTube é a casa da Parada Virtual do Orgulho LGBTQ de São Paulo desde 2018. Desde em 2020, em função da pandemia, o evento hospedado na plataforma substituiu aquele que tradicionalmente acontece na Avenida Paulista.
Em 2012, o evento aconteceu sob o guarda-chuva do Play de Verdade, projeto criado com o objetivo de ampliar as discussões sobre questões de gênero, justiça racial, inclusão e igualdade. Além da Parada, o “Play de Verdade” também traz a questão da equidade racial para o centro da roda com o YouTube Black, que acontece no Dia da Consciência Negra, em novembro. O projeto também conta com ativações ao longo de todo segundo semestre, a partir de conteúdo voltados às temáticas de diversidade, equidade e inclusão abordadas por diversos YouTubers parceiros da iniciativa – neste ano, o projeto teve como patrocinadores as marcas Bradesco, Mercado Livre e Diageo.