Maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube é onde criadores, marcas e usuários se encontram em torno do conteúdo. No Brasil, a presença da plataforma é constante na vida da população e conta com mais de 113 milhões de visualização no país.

Com conteúdos que engajam, a natureza da plataforma faz com que o público fique próximo dos ídolos e, consequentemente, gere identificação. Além disso, o YouTube permite que as marcas entrem em contato com todos os tipos de pessoas, garantindo que aquele conteúdo fique registrado e faça parte da vida daquele usuário. De acordo com a plataforma, 80 milhões de brasileiros declararam que já compraram algo que viram no Youtube.

Mais que uma mídia, um ecossistema
O YouTube, além de uma rede social, é um ecossistema completo de conexões, que possui conteúdo que conecta abrangência, atenção dos usuários e marcas com relevância, além de ser um espaço legítimo para as marcas abraçarem temas e bandeiras de forma mais autêntica e com escala.

Mais da metade da população brasileira acessa o Youtube todos os dias, permitindo que as empresas possam produzir um conteúdo de imersão e profundidade que entretém e ensina o usuário, que por outro lado, pode gerar identificação e interesse pelo produto ou marca. Essa identificação gera desejo pelo conteúdo e faz com que as pessoas queiram investir nele.

A plataforma permite que as marcas tenham acesso a uma grande variedade de formatos e se envolver na criação de diversos tipos de conteúdos, além de ser um lugar onde elas podem participar de conversas importantes, se posicionar e mostrar sua essência, construindo afinidade e autoridade e criando relações que vão muito além do view.

Essa soma de abrangência + atenção + relevância, faz com que o Youtube seja grande palco para as marcas, que conseguem colocar seus conteúdos, campanhas e fazem com que isso chegue aos usuários de forma orgânica, uma vez que os conteúdos apresentados para cada pessoa cadastrada são totalmente personalizados de acordo com os interesses daquele usuário.

Em 2021, além de servir como uma forma de entretenimento, o YouTube teve um papel fundamental ao redor de assuntos do momento e que, muitas vezes, são oportunidades para marcas.

Ainda neste ano, a plataforma foi palco, pela terceira vez, do Show da Black Friday, iniciativa pioneira de live commerce no Brasil, que foi transmitida tanto no YouTube e quanto no app Americanas, unindo muitas ofertas e entretenimento.

A live já conta com mais de duas milhões de visualizações e foi comandada por alguns dos maiores criadores de conteúdos da plataforma, como o youtuber e sócio da Play9, Felipe Neto, Diva Depressão, Camilla de Lucca, T3ddy, Bielo Pereira, Bruna Gomes, Bruno Correa, Diego Cruz, João Vítor Mello, Fred Desimpedidos, Ademara, Vanquilha e Jotinha, além de também ter contado com a presença da vencedora do BBB21, Juliette, e a cantora e vencedora da Fazenda de 2020, Jojo Toddynho.

No contexto da Black Friday, o Youtube também foi palco da Casa Black Friday, o primeiro reality commerce do país feito em parceria com a Amazon e com a Dia Estúdio, e que contou com a presença de criadores de conteúdo da plataforma, como as meninas do canal Depois das Onze, Jean Luccas, Luba, a vencedora do BBB20, Thelminha e Raony Phillips. O projeto também contou com a presença de celebridades como a atriz Ingrid Guimarães, Marlei Cevada e Igor Guimarães, e com apresentações musicais de Pabllo Vittar, Jão e Carol Biazin.

Com uma diversidade enorme de conteúdos e criadores, o YouTube é a casa da Parada Virtual do Orgulho LGBTQ de São Paulo desde 2018. Desde em 2020, em função da pandemia, o evento hospedado na plataforma substituiu aquele que tradicionalmente acontece na Avenida Paulista.

Em 2012, o evento aconteceu sob o guarda-chuva do Play de Verdade, projeto criado com o objetivo de ampliar as discussões sobre questões de gênero, justiça racial, inclusão e igualdade. Além da Parada, o “Play de Verdade” também traz a questão da equidade racial para o centro da roda com o YouTube Black, que acontece no Dia da Consciência Negra, em novembro. O projeto também conta com ativações ao longo de todo segundo semestre, a partir de conteúdo voltados às temáticas de diversidade, equidade e inclusão abordadas por diversos YouTubers parceiros da iniciativa – neste ano, o projeto teve como patrocinadores as marcas Bradesco, Mercado Livre e Diageo.