Com um jeito calmo que lhe é peculiar, o VP de criação da maior agência do Brasil, Rafael Pitanguy, começa essa entrevista dizendo que este foi um ano em que a Y&R ganhou muitas contas digitais, um ano de muita consolidação. “Foi um ano em que a gente ganhou todas as contas digitais de Danone. Consolidou todas as marcas do Grupo Petrópolis. Temos trabalhos premiados com TNT, por exemplo, e temos a BIC. Criamos uma plataforma global para LG. A Y&R consolidou todas essas entregas digitais, investindo muito nessa área. Estamos crescendo, está dando resultado”, conta ele.
O resultado, de acordo com o criativo, também aparece nos festivais dos quais a Y&R participa, como Cannes este ano, em que a agência ganhou cinco Leões. Ele fica feliz ao contar que está entrando uma turma “muito bacana” na agência. São 15 novas contratações neste último mês, tudo na criação. “A gente trouxe uma das duplas que fazem trabalhos bem bacanas no mercado, Rodrigo Almeida e Rafael Gil, que estavam na AlmapBBDO, ganharam Profissionais do Ano lá e estão vindo como diretores de criação”, destaca Pitanguy.
Almeida e Gil passam a integrar o comando criativo, ao lado dos diretores de criação Laura Esteves, Celso Alfieri e Daniel Groove. O momento coincide com o período em que Pitanguy completa um ano à frente da criação da agência com o maior faturamento de mídia do país – de janeiro a agosto, a Y&R faturou R$ 2,488 bilhões (bruto), segundo o Kantar Ibope Media. Quais as impressões dele? “A máquina está girando. É incrível como a Y&R tem um potencial de entrega, de trabalho. Se você voltar aqui na semana que vem, os trabalhos que estão passando neste telão com certeza já vão ser outros”, observa o criativo.
De acordo com o VP, o objetivo dessas 15 novas contratações “foi trazer gente que estava se destacando por realizar um trabalho multidisciplinar, mais integrado, para ajudar nessas concretizações das contas digitais que a Y&R está ganhando”, afirma.
Momento Melhor
Sobre a atual situação diante das dificuldades do país, Pitanguy afirma que o momento está melhor, não só na demanda econômica dos trabalhos, como também no mindset, no espírito dos clientes. “Se você fosse a uma empresa sete meses atrás, era completamente diferente o que você encontrava de hoje. Acho que a gente resolveu se dar as mãos e atravessar essa turbulência, parar de esperar para ver o que vai ocorrer. Isso está trazendo uma diferença bem grande para a gente”, ressalta o criativo.
Entre as novas contratações, há gente da Globosat para criar conteúdo, por exemplo, como parte da estratégia de ter mais profissionais com perfil multidisciplinar. Segundo o VP de criação, a Y&R também está fazendo um investimento grande em social. “Estamos ampliando as possibilidades de entrega da Y&R, com uma proposta integrada. É fundamental ter o controle de todo processo”, avalia Pitanguy.
Também chegam à agência os diretores de arte Rafael Oliveira, Leandro Reis e Carlos Karan; os assistentes de arte Bruno Naoki e Pedro Assis; e os redatores Roberto Rogoski – nova dupla de Kleyton Mourão -, Helio Aguileras, Daniel Thomer, Matheus Rocha, Frederico Teixeira, Matheus Paggi, Karoline Canin e Rodolfo Cartolano.