Cantora e compositora Malía durante live show da marca (Divulgação)

A grife francesa Yves Saint Laurent Beauté leva o nome de um dos maiores estilistas do século 20. A sigla YSL virou sinônimo de moda e alta costura, mas também desfila entre os ícones dos cosméticos. Conduzida pela L’Oréal, dona da marca, a expansão no mercado brasileiro ocorre com direito a live show, intervenção urbana e challenge no TikTok.

As investidas realizadas nos meses de junho e julho comunicaram a chegada da linha de maquiagens – e suas luxuosas embalagens douradas à venda na rede Sephora -, e das fragrâncias Y Eau de Parfum, cujo porta-voz é o cantor Lenny Kravitz, e Libre Eau de Parfum Intense, que tem Dua Lipa como garota-propaganda internacional. A atriz Marina Ruy Barbosa é quem dá o aval para a marca no Brasil.

A live, apresentada por Hugo Gloss, foi transmitida do rooftop da Galeria do Rock, em São Paulo, com a cantora e compositora Malía, o cantor Di Ferrero e a DJ Marina Diniz. Também participou o squad local de celebridades e influenciadores digitais da marca, que tem nomes como Felipe Titto, Pathy Dejesus, Flavia Pavanelli, Gabriela Prioli e Icaro Silva, além de Marina Ruy Barbosa.

Carolina Vidal, gerente de marketing de Yves Saint Laurent Beauté Brasil: expandir e recrutar (Divulgação)

Já a intervenção urbana ocorreu no Rio de Janeiro com vídeos de campanha e fotos projetadas na fachada do edifício 182 da Rua Maria Eugênia, no bairro do Humaitá, zona sul da capital fluminense. No TikTok, embaixadores da marca desafiaram os usuários a usarem a hashtag EuLibreChallenge para fortalecer os valores de ousadia e liberdade preconizados pela grife.

“A marca vem crescendo no Brasil em um ritmo muito mais acelerado que o mercado, mostrando seu potencial em solo brasileiro e, com a chegada da categoria de maquiagem ao país, temos mais uma oportunidade de expandir e recrutar novos consumidores para a grife”, conta Carolina Vidal, gerente de marketing de Yves Saint Laurent Beauté Brasil, que acompanha o mercado de beleza de luxo por meio das redes sociais, canal de atendimento direto e pelas “beauty advisors” de lojas parceiras, além de pesquisas organizadas por empresas de consultoria e insights de varejo, como Kantar e Segmenta.

A pesquisa global de brand equity, por exemplo, monitora o posicionamento da marca. Proximidade, confiança, aspiracionalidade e brand love também são avaliados. Hábitos, canais de compras e as mudanças que a Covid-19 trouxe para pessoas acostumadas a fazerem compras fora do país são os temas monitorados em global shopper, enquanto a Kantar ajuda a entender o comportamento de consumo.

Intervenção urbana no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro (Divulgação)

“O grupo L’Oréal quer se posicionar no mercado como uma beauty tech”, relata Carolina. Segundo a executiva, a marca dobrou os seus investimentos no ambiente digital para oferecer experiências tão positivas quanto nas lojas físicas, especialmente durante a pandemia.

No e-BA (e-beauty advisor), a pessoa recebe atendimento exclusivo de consultoras no WhatsApp. A marca ainda aperfeiçoou a ferramenta de realidade aumentada Virtual Try-on, que permite a experimentação de produtos de maquiagem por meio da tela do celular.

Um dos best sellers é a caneta Illuminating Pen, hit da grife há 25 anos, que acaba de retornar ao Brasil na coleção Touche Éclat, juntamente com a caneta corretiva High Cover e a base Le Teint Foundation. Os batons Rouge Pur Couture, Rouge Pur Couture The Slim, Rouge Volupté Shine e as bases e corretivos da linha All Hours também estão disponíveis.