Foto: divulgação

 

O Dicionário de Marketing e Propaganda, escrito pelo publicitário Zander Campos da Silva e lançado pela Editora Referência, ganhou a sua quinta versão. O lançamento aconteceu na ESPM, em São Paulo. A obra, agora atualizada, conta com 556 páginas, mais de cinco mil verbetes e ainda a classificação de centenas de expressões coletadas nos últimos anos, com destaque para as mídias sociais e e-commerce. O dicionário manteve também todo o seu acervo de informações relacionadas às entidades de classe, tanto do Brasil quanto do exterior.

“Fiz questão manter importantes registros sobre o meio publicitário, pouco usual para um dicionário, como, por exemplo, os dados históricos referentes à criação da Associação Brasileira das Agências de Publicidade e, também, publicar dados sobre a realização do 1º Congresso Brasileiro de Propaganda”, contou Zander Campos da Silva, dono da Cannes Publicidade, de Goiânia (GO).

As mídias sociais também foram fator determinante para uma atualização. “As mídias sociais criaram uma estratégia nova no mercado e que dão uma demanda muito grande e, por isso, existem uma gama de palavras que muita gente não sabe ainda”, disse.

O publicitário revelou ainda que o dicionário não apenas explica o significado, como também conta a história de algumas instituições importantes para o segmento. Zander lembrou a ‘guerra’ que existia entre os publicitários paulistas e cariocas. “Foi dessa briga que nasceu a Abap”, destacou. “Esse dicionário conta também um pouco da história da publicidade e a história do nosso país.”

Campos lembrou a primeira versão do dicionário, feita em 1962. Naquela época, conta, foram reunidos 1800 verbetes. O publicitário lembrou a contribuição da chegada da TV Goiânia para o livro. Ele destaca que sempre ia colecionando e incorporando os novos termos na obra.

O livro está sendo vendido nas livrarias Cultura, da Vila e na Bookstore da ESPM. A obra custa R$ 150.