A relação das marcas com o som é o tema central do livro “A vida sonora das marcas”, que a produtora de som, compositora e cantora Zanna – sócia da produtora Zanna Sound Branding – lança no Rio de Janeiro nesta terça-feira (3), e nos dias 17 e 24 de novembro em São Paulo e Brasília, respectivamente. O livro é o resultado de um mergulho no Sound Branding iniciado em 2006, quando ela ainda morava em NY, mas foi tomando forma mais consistente nos últimos quatro anos, quando Zanna – já dona de sua produtora no Rio de Janeiro, desde 2007 – começou uma série de pílulas em vídeo para o Canal Futura, da Globosat. Os vídeos falavam de como o som impacta as pessoas na saúde, na cognição e no comportamento.

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“Ao longo do tempo fui colecionando boas histórias, cases desenvolvidos para várias marcas de peso. Observar o impacto mais amplo do som no mundo e o aprofundamento na busca por respostas me fez entender que ali morava uma boa oportunidade de compilar esse conhecimento num livro”, conta Zanna, que descreve no livro trabalhos para empresas como MetrôRio, Infraero, Banco do Brasil, Sabesp, Vivo e Village Mall, entre outras.

Jaime Troiano, especialista em branding, assina o prefácio do livro, em que discorre sobre a importância do som na vida das pessoas, dos registros sonoros na memória, e sobre o fascínio que o som exerce e pode ter na relação das marcas com as pessoas.

Na sequência das páginas, um pouco de história do Sound Branding, os cases, dados científicos que comprovam sua relevância, mas, essencialmente, a relação das pessoas com o som de uma maneira geral. Em um dos capítulos, Zanna dá dicas sobre como cada pessoa pode e deve cuidar de sua marca sonora pessoal – o uso da própria voz, a playlist no iPod, os ruídos e a paisagem pessoal que a rodeia. Zanna vai fundo a ponto de sugerir cenários ideais para reduzir os índices de criminalidade na cidade e para melhorar a “caminhabilidade” – nome que ela usou para definir a qualidade da experiência de caminhar na cidade.

Para escrever “A vida sonora das marcas”, Zanna contou com a ajuda da jornalista especializada em saúde Monica Tarantino, ex-IstoÉ e atual revista Brasileiros. Zanna fala que a entrega mais importante do livro é a perspectiva de como as marcas estão e ainda podem se beneficiar com o Sound Branding. “Porém há um assunto que fica à espreita: as marcas, as pessoas, as cidades, todos fazem parte do mesmo ecossistema. Para que as marcas se beneficiem, as pessoas também precisam se beneficiar. Essa é a melhor e mais sustentável prática da comunicação”.

Zanna foi a primeira jurada da indústria de som no Cannes Lions, na categoria Rádio, em 2011. Em 2012, fez palestra no mesmo festival sobre o tema. Entrou para a Audio Branding Academy, na Alemanha, e teve um case seu – do MetrôRio – escolhido pelo júri popular na premiação da academia em Moscou, em 2013.

O que ela vem aprendendo com os estudos sobre som é que seu alcance é muito mais amplo do que se imagina, que as marcas possuem um papel muito mais importante do que se acredita. “Marcas criam culturas e podem, a partir de uma mensagem bem dada, na hora e no lugar certos, salvar ou arruinar o dia de uma pessoa.