Diante de uma queda vertiginosa de suas ações desde o IPO (Initial Public Offering, a abertura de capital no mercado financeiro) e do pleno foco global na nova geração de smartphones liderada por Samsung e Apple, o fundador e ceo do Facebook, Mark Zuckerberg, veio a público para ressaltar que a companhia apostará muito forte no mercado mobile, mas não irá conceber um aparelho próprio.
O executivo também admitiu a posição falha do Facebook no segmento no último semestre, mas ressaltou que virou o canhão da empresa nessa direção. “Não há dúvidas que demos diversos passos errados nisso. Mas mudamos e hoje somos uma companhia mobile”, afirmou o executivo ao Advertising Age.
De acordo com o ceo, o principal engano teria sido reunir esforços em uma plataforma web para estes aparelhos, em vez de aplicativos próprios para iOS e Android. “As pessoas subestimam o quão bem estamos evoluindo em mobile. Já sabemos que este tipo de consumidor acessa mais a rede social do que os provenientes dos desktops”, explicou Zuckerberg, que comparou o mercado de celulares com a publicidade na televisão.
O fundador da rede social também rechaçou qualquer boato sobre um telefone próprio de sua marca, argumentando que em vez de trazer 10 ou 20 milhões de usuários para sua base, quer levar a base do Facebook para todas as plataformas e aparelhos. Entretanto, ele confirmou que existe um time de sua empresa focado no mercado de buscas, o que pode gerar uma nova frente ao rival Google. A fala de Zuckerberg influenciou na cotação das ações do Facebook, que já perderam 50% de seu valor desde o IPO. A alta pós-discurso chegou a 3%.