Wilson Lannes, VP da Sony Music Brasil: “Nossa expertise de entretenimento pode criar experiências inesquecíveis”/Foto: Divulgação

Uma das maiores companhias de música do mundo, a Sony Music aposta na geração de conteúdos exclusivos para streaming em áudio e vídeo, unindo talentos de diferentes gêneros no formato collab. Trata-se da Casa Filtr, que reúne os artistas em um espaço onde ficam imersos em um ambiente que estimula a criação. A primeira edição da plataforma de entretenimento teve lançamentos semanais de nove músicas inéditas e quatro regravações. Segundo Wilson Lannes, vice-presidente da Sony Music Brasil, a expectativa para a segunda edição (com estreia prevista até o fim deste ano) é amplificar ainda mais os resultados. O executivo reforça que a empresa atua com foco total no digital, com uma gestão baseada em dados. “O diferencial dessa gestão é a visão estratégica para o BI (Business Intelligence). Vale destacar as ações de product placement, produzidas pela nossa área de BD (Business Development), que evoluem cada vez mais”.

Casa Filtr
A Casa Filtr é um projeto inédito da Sony Music Brasil, criado com a missão de unir talentos de diferentes gêneros musicais no formato “collab”, para gerar conteúdos exclusivos para streaming em áudio e vídeo. Para isso, a Sony reúne os artistas num espaço em que todos fiquem imersos em um ambiente que estimule a criação e a performance em parceria. O resultado é um material original, produto da mistura de estilos e do clima que conseguimos proporcionar. A primeira edição da Casa Filtr – Forronejo – reuniu o forró, segmento que vem conquistando cada vez mais audiência – com sucessos como Os Barões da Pisadinha, entre outros, com o sertanejo, já consolidado no gosto do grande público. Este encontro de sete artistas – Os Barões da Pisadinha, Israel & Rodolffo, Diego & Victor Hugo, Tierry, Guilherme & Benuto, Yasmin Santos e Japinha Conde – gerou nove músicas inéditas e quatro regravações de sucessos, além de conteúdos extras de bastidores e entrevistas. Nós temos trabalhado para criar e viabilizar formatos de conteúdo que surpreendam os apaixonados por música. E a Casa Filtr tem superado todas as expectativas neste sentido. Todo o conteúdo é disponibilizado com exclusividade no canal Filtr Brasil no YouTube e nos perfis dos artistas nas principais plataformas de streaming.

Streaming
Em março de 2020, com o avanço da pandemia de coronavírus no Brasil e a suspensão de eventos e shows ao vivo, nós encontramos no digital o ambiente ideal para entregar mais conteúdos exclusivos, indo além do que já fazíamos, entregar música via plataformas de streaming – expandindo a comunicação dos artistas com seus públicos e mantendo, por meio de projetos diferenciados, a parceria com grandes marcas. Assim, o Filtr – originalmente nossa marca global de playlists – evoluiu para uma plataforma de entretenimento, curadoria e produção de conteúdo, música e iniciativas especialmente desenhadas para o ambiente digital, como por exemplo o #FILTRemcasa – formato no qual artistas interpretam suas canções preferidas em versões mais intimistas, a Festa Junina by FILTR –, um arraiá virtual com brincadeiras, lives, artistas e influenciadores. Como resultado, registramos um aumento expressivo de engajamento e relevância no ambiente digital, o que superou completamente as nossas expectativas. Chegamos a conquistar 1,3 milhão de impressões e 61% a mais de seguidores nos perfis do Filtr Brasil no Facebook, Instagram e Twitter desde o início dos eventos online. As lives realizadas no canal Filtr Brasil chegaram a reunir o equivalente a estádios inteiros em apresentações únicas. Em apenas uma live – das cinco realizadas pelo DJ Renan da Penha – conseguimos arrecadar 2,5 toneladas de alimentos.

Conteúdo original
Os principais objetivos são a criação de conteúdo original relevante que impulsione streamings e a construção de um ambiente que possa servir de palco para grandes parcerias com marcas. Nossa expertise de entretenimento, associada aos talentos e às mentes criativas das agências e áreas de marketing das empresas, pode criar experiências inesquecíveis para as pessoas. Todos ganham.

Resultados
A primeira edição da Casa Filtr – Forronejo – estreou no início de agosto com lançamentos semanais de nove músicas inéditas e quatro regravações, interpretadas por sete artistas em parceria. A primeira faixa lançada, Faxina, uma parceria de Guilherme & Benuto com Os Barões da Pisadinha, já teve mais 10 de milhões de visualizações no YouTube, chegou a alcançar a posição 13 nos vídeos em alta na plataforma e foi adicionada a mais de 50 playlists de usuários. Outra collab do projeto, entre Yasmin Santos e Tierry – Sempre Tem Um Ex – teve mais de seis milhões de visualizações. Outro resultado que vale destacar é que, ao longo do projeto, o canal Filtr Brasil atingiu a marca de um milhão de inscritos, parte deste resultado se deve aos conteúdos.

Segunda edição
Nossa expectativa para a segunda edição é amplificar ainda mais os resultados da edição anterior, cujo conteúdo, apesar de ainda estar em pleno processo de lançamento, já revela um caso de sucesso. A próxima edição traz nomes como Dilsinho, Zé Vaqueiro e Marcos & Belutti, compondo um cast de 10 artistas do pagode, forró e sertanejo que encabeçam a preferência do público, além de um cenário ainda maior e mais impactante. Uma novidade é a participação de compositores do repertório, que vão interagir com os intérpretes de suas músicas, criadas especialmente para o projeto. O processo criativo desta parcela de talentos que costuma ficar de fora dos holofotes será devidamente apresentado no formato de conteúdos extras gerados pela Casa Filtr.

Cenário digital
A Sony Music foi pioneira quando o movimento da digitalização começou e, já em 2015, passou a atuar com foco total no ambiente digital, saindo na frente mais uma vez com a implementação de uma gestão baseada em dados e reforçando, assim, a assertividade na tomada de decisões. O diferencial dessa gestão é a visão estratégica para o BI (Business Intelligence), que traduz efetivamente os dados em insights mais simples e claros para serem trabalhados pelos times. A integração da área de BI com os demais departamentos da Sony Music transformou a área em um hub para toda a empresa. Vale destacar as ações de product placement, produzidas pela nossa área de BD (Business Development), que evoluem cada vez mais ao criar diálogos mais assertivos entre as marcas e seus públicos prioritários por meio de parcerias inéditas com artistas da Sony Music Brasil. Uma delas que, aliás, envolveu muito mais que a área de product placement, foi a parceria entre Os Barões da Pisadinha e o iFood. A ação de artist endorsement gerou uma nova música para o repertório da banda – Tipo iFood. Nós temos nos especializado cada vez mais em projetos como este, que são desenvolvidos de forma 100% integrada pela Sony Music, junto do nosso braço comercial, a Mynd – que é agência especializada em marketing de influência e entretenimento – e também das marcas e artistas da casa.

Engajamento
Buscamos soluções que estimulem a interatividade associada ao entretenimento através de recursos como gameficação, coprodução de conteúdo e até mesmo o aprendizado de idioma, como o Filtr Latino, portal que criamos para facilitar o acesso ao nosso cast de artistas com repertório em espanhol, tendo como gatilho o aprendizado da língua. É uma ferramenta muito interessante que pode servir como instrumento de apoio aos que estudam o idioma e têm interesse em expandir seu conhecimento de uma maneira leve.

Desafios
Os principais desafios para a companhia hoje são: ocupar e manter cada vez mais as melhores posições nos charts de música e, consequentemente, obter o aumento de market share em um mercado cada vez mais competitivo, a descoberta de novos talentos, parcerias com marcas que agreguem experiência e a criação de conteúdo inovador, capaz de conquistar a atenção de um público cada vez mais fragmentado por estímulos que o mercado do entretenimento gera e são amplificados pela internet e pelos recursos tecnológicos.