Divulgação

A Anheuser-Busch InBev, líder global do mercado de cervejas, afirmou que fará uma proposta para comprar a vice-líder do setor, a britânica SABMiller. A combinação dos ativos daria resultado a um grupo avaliado em US$ 245 bilhões, bem à frente das cervejarias holandesa Heineken (atual número 3 do mercado mundial) e a dinamarquesa Carlsberg (número 4). O anúncio da oferta fez as ações da SABMiller subirem quase 20%.

A AB InBev, que tem entre seus sócios os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, é líder do mercado brasileiro de cervejas, com praticamente 70% de participação e marcas da Ambev como Skol, Antarctica e Brahma. Já a SABMiller tem presença discreta no país, mas ganhou espaço em outros mercados latino-americanos, como Colômbia, Peru e Equador, países em que tem mais de 90% de mercado. Entre as principais cervejas da SABMiller estão a Miller e Coors. A AB InBev tem marcas globais como Budweiser, Stella Artois e Corona.