A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) promoveu na última semana, no Teatro Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro, o III Fórum ABA Marketing in Rio Internacional. O encontro discutiu oportunidades, desafios e práticas comerciais e  mercadológicas que podem transformar o Rio de Janeiro em um valioso produto  nacional e internacional.  Além de palestras, foram  abordados assuntos relacionados a planejamento, infra-estrutura e recursos  humanos para a realização dos grandes eventos agendados para acontecer no estado nos  próximos anos, como a  Jornada Mundial da Juventude Cristã, Copa do Mundo e  Olimpíadas.

A pesquisa inédita  “Rio: Capital da diversidade sexual” promovida pela ESPM Rio e Secretaria da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro sobre o potencial do rico e ascendente turismo gay foi apresentada por  Carlos Tufvesson, estilista e empresário de moda. O estudo quantitativo realizado por meio de entrevistas pessoais  com o público participante da 16ª  Parada Gay realizada, em 2011,  teve como objetivo focar o potencial do turismo LGBT no Rio. Em seu relato Tufvesson disse que o turista gay se identifica de alguma maneira com a cidade e questionou: o que faz uma pessoa viajar mais de 12 horas para estar em um evento? Seria por causa da praia, das montanhas? Foram feitas 569 entrevistas. A conclusão é que a experiência de viver uma semana como o carioca é o grande atrativo que a cidade desperta no público LGBT.

No painel Momento Rio+20,  Hiran Castello Branco, vice-presidente de  operações da ESPM, discutiu “O que esperar do Rio+20?”,  promovendo uma inspiradora abordagem sobre o evento de sustentabilidade que o Rio sedia.  Para Hiran, quando homens se reúnem para estabelecer metas sustentáveis, o mundo melhora.  Segundo ele,  as atitudes e práticas da cidade- sede sempre têm importância simbólica, lembrando que a Floresta da Tijuca é a prova, talvez,  da primeira atitude de replantio e preservação  ambiental do mundo.  Citando o livro  “Marketing 3.0”, de Philip Kotler, que retrata a era da sociedade criativa, e o livro  “Compaixão ou competição”, do Dalai Lama, que mostra valores humanos nos negócios e na economia, o executivo  destacou que  o mundo não tem tratado a questão ambiental com o senso de urgência que a questão  demanda.  “A virada só ocorrerá quando os custos ambientais forem computados e atribuídos aos produtos e serviços”, disse Hiran.

A primeira palestra internacional foi a de Robert ter Kuile, diretor sênior da Global Public Policy da PepsiCo,  que falou sobre o tema  “Sustainable Consumption”. Kuiule  apresentou os produtos da empresa, mostrando o envolvimento e preocupação da PepsiCo com o consumo sustentável.  “Os nossos padrões atuais  de consumo apontam  que precisamos de 9  planetas para suportar uma  população global que será de 10 bilhões até 2050. O consumo  atual não é sustentável e as corporações devem estar aptas a atender as demandas  e entender que é importante que toda a cadeia de fornecedores seja sustentável”,afirmou.

COMUNICAÇÃO
No painel “A contribuição dos veículos de comunicação para valorização e melhoria  do Estado do Rio de Janeiro”,  André Luiz Costa,  diretor nacional de jornalismo da rede Band News FM, apresentou o tema  “Band News FM: a serviço da sociedade do Rio”; Fred Müller, diretor executivo comercial da Globosat, abordou a “Globosat e o mercado carioca”; e  Cláudio Paim, diretor comercial da TV Globo para o Estado do Rio de Janeiro, trouxe o tema “ Rio – Carioca como você!”.

Costa apresentou o   conceito de jornalismo “O Rio para o Rio”, responsável pela virada positiva da emissora no mercado carioca.  Segundo ele, foi uma decisão tomada colocar o microfone para o ouvinte da rádio. Isso deu agilidade e autonomia local nas denúncias e soluções de problemas para a sociedade. A rádio tornou-se um canal aberto com a população que pode se comunicar por SMS. O executivo destacou que o foco da emissora é mostrar a efervescência que a cidade do Rio está vivendo e que, em função disso, colocará no ar o BandNews  pra toda obra, no qual irá acompanhar e mostrar a preparação da cidade com as obras que terá daqui pra frente.

Paim falou do posicionamento local e comunitário da  Globo Rio, com o slogan “Carioca como você” e dos eventos produzidos junto com  entidades e parcerias locais, como  o São João Carioca, Viradão Carioca, Comida di Buteco, Taça das Favelas, O Rio e sua  história, Os parceiros do Rio ,entre outros.  “Os nossos  parceiros  têm de deixar um legado, têm de transformar, pois os eventos vão passar e nós vamos ficar”, disse Paim.

Jeb Brugmann,  sócio-gerente da The Next Practice e consultor estratégico sênior do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, encerrou o fórum com a apresentação da palestra “Comunicando a cidade: Como e porque o branding das cidades se transformou em um elemento essencial da estratégia de seu desenvolvimento”.

Brugmann é um estrategista em processos de desenvolvimento urbano que está assessorando o Sebrae no contexto do Porto Maravilha. Já ganhou vários prêmios por suas iniciativas sustentáveis e também  colaborou na preparação da Rio 92 e contribuiu com algumas partes da Agenda 21.

Mostrando o antes e depois de Barcelona, Brugmann afirmou  que o legado é muito ambivalente. “Há um risco muito grande para a cidade. O Rio é parte do sistema urbano que se expande com importante possibilidade de mobilização, apesar desse momento precioso onde a cidade gasta muito dinheiro e espera por resultados, por um legado”. Segundo ele, Barcelona usou as Olimpíadas para engajar e criar o renascimento da Catalunha daquela época.

A ABA aproveitou o evento para lançar, em primeira mão, o seu Guia de Recomendações para uma Comunicação Sustentável.  Foram elaboradas sete diretrizes com a proposta de nortear as ações das organizações no que se refere à incorporação da sustentabilidade nos processos e práticas de comunicação corporativa. Elas foram inspiradas em textos semelhantes de outras entidades de anunciantes, como a francesa UDA, e trabalhos relevantes sobre o tema desenvolvidos pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Futerra e SustentaX, entre outros. O projeto final atende ainda às recentes recomendações do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O projeto foi liderado por Claudia Pires, presidente do Comitê de Melhor Prática de Sustentabilidade, de ABA.