O 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado contou com o lançamento do Manifesto pela Liberdade de Imprensa, assinado pela Alap (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade). O documento oficial foi apresentado em reunião-almoço nesta quinta-feira (6), na Casa da Montanha, onde ocorreu a leitura, em espanhol. Cerca de 70 dirigentes de agências da América Latina prestigiaram o encontro.

Nele, os publicitários lamentaram o falecimento de Rui Mesquita, diretor do jornal O Estado de S.Paulo, e de Roberto Civita, presidente da Editora Abril. Também foram registradas as ameaças à liberdade de imprensa, que surgem devido a projetos legislativos e governamentais, e destacaram a liberdade como um fator inegociável, na medida em que é essencial a defesa da cidadania e da democracia. Descreveram, ainda, a convicção de que os erros cometidos pela imprensa têm uma contrapartida legítima de acordo com a Constituição, ao contrário das medidas restritivas, que se atentam contra a imprensa.