A edição 2015 do Ebap (Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade), realizada nesta terça-feira (27), em São Paulo, trouxe como tema “A contribuição da mídia para a construção da força das marcas e a ativação de negócios” e reuniu nomes relevantes do mercado nacional e internacional da propaganda.
Na abertura do evento, o presidente nacional da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Orlando Marques, falou sobre o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e sua importância para a atividade no país.
“É no Cenp que temos a bússola das melhores práticas. É graças ao Cenp e às leis que o antecederam que o Brasil pode oferecer um padrão publicitário de primeiro mundo numa economia ainda emergente. Não somos uma das três maiores economias do mundo. Longe disso nos dias atuais. E nem temos essa posição em termos de volume de investimento publicitário, mas temos sim uma propaganda e uma qualidade criativa que só ficam abaixo dos Estados Unidos e da Inglaterra. E isso acontece desde as últimas décadas do século passado”, disse.
Vale lembrar que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) investiga o Cenp por “supostas condutas anticompetitivas”. O processo administrativo do Cade foi aberto em 2005 e ganhou novos contornos recentemente com o envio de uma carta da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), se posicionando contra as normas-padrão do mercado, da qual fazem parte o ‘desconto-padrão’, comissão paga pelos veículos de comunicação às agências pela veiculação de mídia, e pedindo a suspensão das mesmas.
“Vamos discutir, revisar, evoluir, modernizar essas normas de autorregulamentação como, aliás, estamos começando a fazer uma vez mais neste momento. Mas não abrimos mão destas conquistas. Não abrimos mão do Conar e do Cenp”, reforçou Marques em seu discurso.
Marques trouxe ainda para sua apresentação aspectos abordados em eventos internacionais ao longo do ano e que também estiveram na pauta do Ebap, como fraudes no mundo digital e ad blockers. “Nós sabemos como é o mundo digital hoje, mas não temos certeza de como será daqui a alguns anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, um terço dos celulares já têm ad blockers”, mencionou.
TV x Digital
“O inesperado triunfo da televisão na era digital” foi o tema da palestra do jornalista Michael Wolff, que trouxe para o centro das discussões no Ebap a importância que a TV segue tendo, inclusive contribuindo para p incremento das plataformas digitais. “Estamos em um momento curioso sobre como as pessoas acessam o digital para ver TV. Redes sociais nada mais são do que pessoas falando sobre TV. O digital traz a tecnologia e a TV, o conteúdo. Conteúdo é algo que não perde valor, pelo contrário, só aumenta seu valor”, disse. “As pessoas estão no celular… vendo TV! Não é o digital que converge com a TV, mas a TV que converge com o celular”, reforçou.