O Grupo Abril realizou, na semana passada, em São Paulo, o primeiro encontro do projeto Atitude Abril/Aids – uma campanha de conscientização que utiliza as revistas da casa, sites, tablets e redes sociais para falar sobre tudo que envolve o tema: sexo, ciência, medicina, comportamento, preconceito, entre outros assuntos. Até hoje, por meio desse projeto, já foram lançados mais de 80 conteúdos editoriais nas diferentes plataformas que falam tanto da prevenção quanto das questões que podem afetar a qualidade de vida de quem já é portador do vírus HIV.
Como parte do projeto, foi lançada a campanha “Desinformação tem cura”, que chama a atenção da população para o assunto. Personalidades como Neymar, Anderson Silva, Maria Casadevall e Ney Latorraca participam da ação. Com o objetivo de auxiliar as autoridades envolvidas na saúde pública, a Abril também lançou uma pesquisa. A meta é fazer o maior retrato do país sobre o conhecimento a respeito da Aids, o comportamento sexual dos brasileiros e as barreiras que ainda precisam ser ultrapassadas para aumentar o controle sobre o problema.
“Estamos sempre buscando abraçar novas causas”, diz Fabio Barbosa, presidente do Grupo Abril. “Nada melhor para curar a desinformação do que uma pesquisa com dados, com muita informação, que podem contribuir para a melhora desse quadro no Brasil”, completa o executivo.
O projeto Atitude Abril ganhou um aliado de peso. Fenômeno na internet, o Porta dos Fundos criou a “Viral”, uma série de quatro episódios de 15 minutos cada cuja temática é a Aids. Os vídeos, diretos e francos, informam sobre a doença com respeito, mas de forma divertida.
Fábio Porchat, que também integra o time de celebridades que apoiam o projeto, conta que um dos motivos para o Porta do Fundos fazer uma série sobre a doença foi que nunca mais se falou sobre o assunto no Brasil. “Minha ideia foi, desde o início, rir do preconceito que ainda existe. E fico feliz porque os vídeos do Porta dos Fundos falam bastante com os jovens.”
Mais de 718 mil pessoas são portadoras de HIV no Brasil, e cerca de 20% delas não sabem que possuem a doença. A falta de prevenção gera 39 mil novos infectados por ano e a falta do diagnóstico prévio, 12 mil óbitos, segundo dados do Ministério da Saúde. Nas décadas de 80 e 90, a Abril foi de grande importância no controle desses números, noticiando o assunto e chamando a atenção do leitor para o tema. Nos últimos anos, as discussões em torno do tema amornaram e a abordagem passou a ser menor. A principal arma contra essa doença é a informação e por meio de conteúdo relevante, de qualidade e segmentado, a Abril trará essa discussão à tona, visando reverter a realidade dessa doença.