Na recente reestruturação anunciada pela Editora Abril, os objetivos declarados são o de rentabilizar o negócio da mídia impressa e ao mesmo tempo preparar e dar mais agilidade para o crescimento dos negócios digitais, sendo que o iba é um deles.
Plataforma de e-commerce que reúne no mesmo ambiente a venda de e-books, revistas e jornais digitais, o iba completou um ano em março e tem planos agressivos para crescer. De acordo com Ricardo Garrido, diretor de operações do iba, o objetivo até o final do ano é chegar a 1 milhão de usuários ativos – hoje, são 450 mil.
“O nosso movimento principal é que estamos investindo muito no produto, na experiência do usuário para melhorar a leitura e a compra dele no site. Nos últimos seis meses praticamente trocamos toda a plataforma. O site é outro, foi desenvolvido do zero, em parceria com a Huge, uma agência de design do Rio de Janeiro que faz parte do Grupo McCann”, conta Garrido.
O próximo passo, segundo o executivo, é uma campanha de relançamento do iba programada para o segundo semestre. “Vamos ter campanha de captação com oferta de conteúdo grátis e um relançamento do iba como produto, como marca no segundo semestre, com campanha grande e verba de marketing relevante, mais do que o dobro do que foi usada no ano passado”, diz Garrido. Segundo ele, a agência que desenvolverá a campanha ainda não está definida. “Estamos conversando com algumas agências”, afirma ele. A campanha de lançamento em 2012 foi feita pela Cubo.
O diretor de operações ressalta que um dos drives de crescimento do iba é a aposta no aumento das assinaturas digitais. “A gente acredita que o crescimento da base de assinantes vai ser contínuo. Uma terceira vertente é captar gente nova no mercado. Temos esforços de comunicação até o final do ano, fora que aproveitamos a mídia das revistas e sites da Abril e dos nossos parceiros para anunciar continuamente.”
A popularização dos tablets no país é outra aposta. “O que a gente espera é que à medida que o tablet se popularizar, e isso está acontecendo, o iba terá uma amplitude muito grande, podendo falar inclusive com adolescentes. A previsão de mercado é chegar até o final do ano com 5 milhões de tablets, o que passa a ser um mercado significativo.”
O iba está disponível em três plataformas: para iPad, Android e PC, sendo que até o final do ano também terá aplicativo para smartphone. Hoje, concorre com plataformas como Amazon, Livraria Cultura e Livraria Saraiva. “Somos a única plataforma de e-commerce no Brasil que reúne no mesmo lugar revistas, jornais e livros digitais e com um portfólio bem completo. São mais de 15 mil e-books, de mais de 230 editoras. Temos todas as revistas da Abril e de outras editoras importantes, como Alto Astral e Manchete. E temos os 40 maiores jornais do Brasil”, destaca Garrido.
Outra novidade para o negócio foi a recente aquisição pela Abril Mídia da Xeriph, uma das principais distribuidoras de livros digitais do Brasil. “É um negócio complementar ao iba.” O investimento inicial declarado pela Abril para o lançamento do iba foi de R$ 40 milhões.