Cães robóticos da raça galgo (em inglês, Greyhound, mesmo nome de um coquetel a base de vodca e grapefruit) protagonizam uma corrida no deserto de Salt Flats, na Califórnia, assistidos por uma plateia munida de acessórios, figurinos e maquiagens psicodélicos, em um ambiente totalmente futurístico. Tudo sem uma sequência lógica, já que o comercial não tem um começo, meio ou fim definidos, acontecendo em meio a uma trilha eletrizante do grupo Swedish House Mafia, composto por três DJs e produtores de música eletrônica.
Esse é o novo filme mundial da vodca Absolut, criado pela agência TBWAChiatDay e que conta com versões de 30 e 60 segundos tiradas de seu original, cujo tempo ultrapassa três minutos e meio de duração. O trabalho, que estreou no Brasil na semana passada, faz parte da campanha “Inspiring Creations”, que resgata a essência criativa da marca e inspira consumidores a projetarem uma perspectiva diferente diante de um universo comum.
Segundo o gerente do grupo de bebidas premium da Pernod Ricard Brasil (da qual a marca sueca faz parte), Rafael Souza, a narrativa do filme “Greyhound” poderia ser algo normal, com disputa de cachorros em uma pista de corrida, com seu público usual e som ambiente. “Mas Absolut é uma marca essencialmente criativa e traduziu a cena para a sua ótica”, explicou.
Ótica essa que passa pela essência histórica da marca, sempre aliada à criatividade e ao mundo das artes. “Absolut sempre esteve ao lado dos artistas, em um processo de cocriação que vem desde Andy Warhol até expoentes da arte contemporânea”, afirma Souza. “E com campanhas como essa queremos também inspirar as pessoas a criarem”, completa.
Sobre o fato do comercial não ter um roteiro padrão, o executivo diz que só uma marca como Absolut pode se dar o luxo de colocar no ar uma produção como essa. “Usamos a comunicação para fugir do padrão comum e ‘romper com a mesmice’. É uma ode à criatividade, um filme de vanguarda onde os consumidores podem tirar seus próprios significados. Algo que já vem ocorrendo nas mídias sociais”, diz.
Mercado
No Brasil, o filme foi adaptado pela Lew’LaraTBWA. O objetivo principal da ação é institucional mas, segundo Souza, qualquer comunicação da marca também visa vendas — ainda mais com a proximidade do final do ano, quando o consumo de bebidas tem um grande aumento. “Queremos continuar crescendo de share. Mesmo tendo, no Brasil, 85,9% do mercado de vodcas premium”, ressalta.
O filme será veiculado em TV aberta e por assinatura, além de no cinema. A marca também terá, nos próximos finais de semanas, projeções em frente às principais baladas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Além da campanha, a vodca irá intensificar ações no Absolut Inn, espaço multifuncional cultural da marca na Rua Oscar Freire, na região dos Jardins, em São Paulo. O local, que conta com galeria de arte, museu e espaços para encontros ligados ao design e cultura em geral, fica aberto até o mês de dezembro.
Recentemente foi lançada a coleção Absolut Unique, também sob o viés da arte. São quatro milhões de garrafas em todo o mundo, únicas e numeradas, onde foram utilizadas 40 cores e diversos desenhos na concepção das embalagens.