Sean Riley: Ad Dynamo visa pequenos playersCom o intuito de aproveitar o boom web e mobile e se tornar uma alternativa na negociação de mídia online, chega no Brasil a multinacional sul-africana de mídia digital Ad Dynamo, por meio de uma parceria com a brasileira Real Media, que representa seus negócios no mercado brasileiro. A operação visa inicialmente conquistar os pequenos anunciantes e websites para então se tornar uma gigante do ramo de adnetworking no país.

 

“Somos um canal para as agências e companhias conquistarem o público que elas querem. Chegamos para ter o maior alcance de audiência em cerca de 18 meses. O mercado brasileiro é muito competitivo, mas ainda há muito espaço para crescer”, disse Sean Riley, ceo da Ad Dynamo, que tem um modelo de negócios simples: recebee a verba do anunciante, veicular as peças de mídia online nos websites e blogs que possuem o público que seu cliente quer e ficar com metade do budget destinado pelo anunciante aos publishers, que recebem por pageview ou clique.

A estratégia de ingresso no Brasil é focar inicialmente nos players sem muita expressão, tanto do lado dos anunciantes quanto dos publishers. A previsão de Riley para acertar com empresas de maior porte é de três a seis meses, enquanto os acordos com pequenos já estão sendo fechados. “Trabalhamos muito para os clientes menores. Aquela empresa que tem R$ 50 por dia para anunciar e que podemos trazer valor de marca e clientes está, sim, no nosso escopo. Não há negócio tão grande ou tão pequeno que não possamos trabalhar”, disse o ceo. “Anunciantes pequenos que não estão na mídia digital podem também investir online com a nova iniciativa, e irá atingir o seu público selecionado”, afirmou Riley. O maior exemplo citado pelo sul-africano é o do restaurante local, que pode usar a geolocalização para anunciar apenas para os internautas próximos à sua região. Além do fator geográfico, outras informações demográficas e mesmo de palavras-chave podem ser utilizadas para filtrar o consumidor atingido exatamente para o target buscado pela marca. Parceira do Facebook, a Ad Dynamo também consegue afunilar a exibição de mídia na rede social pelos interesses de cada usuário. A Ad Dynamo também se promove com base em um diferencial financeiro: a forma de pagamento. A companhia tem até cartão de crédito próprio como alternativa e paga “mais rápido” do que os seus concorrentes. O valor mínimo acumulado para cada website retirar o dinheiro conquistado será de R$ 40 no Brasil. Para efeito de comparação, o Google AdSense só remunera quando o site atinge a marca de US$ 100.

Para os publishers, basta se cadastrar por meio do site da Ad Dynamo e preencher as especificações de seu domínio na web, para já poderem receber as peças de mídia online dos anunciantes parceiros da companhia de adnetworking. São cerca de 26 mil sites cadastrados, e uma média de 500 novas entradas por dia. Caso haja algum detalhe a ser acertado, quem está de prontidão é a Real Media, que, além do suporte técnico, entra também com a expertise no mercado local e a facilidade para os consumidores na hora de atendimento comercial em português. A parceria entre as empresas também abre o mercado de publishers brasileiros para anunciantes estrangeiros e vice-versa. Hoje, a empresa de adnetworking fundada em 2009 está sediada no Reino Unido e conta com escritórios na Espanha e Holanda, além de ter se expandido também no continente africano.