Celina, ao lado de Santoro: vice-presidente também assume planejamento e área de RHCelina Esteves assume o cargo de VP executiva da Africa. Na agência há cerca de três anos e na vice-presidência de atendimento desde maio de 2013, a profissional passa também a ser responsável pelo planejamento e pela área de recursos humanos. A novidade foi anunciada na semana passada pelo sócio e copresidente da agência, Marcio Santoro, que também promoveu Daniel Prestes, Marcia Neri, Marcio Beauclair e Marina Pires a diretores de grupo de planejamento, respondendo diretamente a Celina. Antes, os quatro profissionais eram diretores de contas.

“Tecnicamente, são eles que irão tocar o planejamento da agência no dia a dia. Celina, cuja origem é do atendimento, será a líder da área em questões como verba, estruturação de departamento e outros assuntos que requerem um executivo acima”, diz Santoro. A função estava vaga desde a saída de Ana Paula Cortat para a Pereira & O’Dell, agência que assim como a Africa pertence ao Grupo ABC. “Fora isso, a Celina já trabalhou com a gente na DM9, está há tempos aqui e tem um trabalho brilhante. E uma vontade de lidar com gente, algo que estamos tratando como prioridade, que é o caso de concentrar o RH em suas mãos”, completa.

Essas movimentações estão diretamente ligadas ao ano que a Africa está tendo. Caso da escolha como Agência Internacional do Ano pela revista Advertising Age, em fevereiro de 2014; o reconhecimento pela Adweek como uma das agências mais criativas do mundo, no mês passado; fora resultados de excelência em diversas áreas da pesquisa do Grupo Consultores pela empresa e seus profissionais, e as campanhas de grande recall durante a Copa do Mundo de 2014 para clientes como Itaú e Brahma. “É o ‘efeito Tostines’. As mudanças provocam nosso destaque e os destaques também trazem mudanças”, brinca Santoro. “O que conseguimos fazer aqui foi criar uma geração muito boa na Africa. E é dever nosso reconhecer esses talentos e promovê-los à medida do possível”, diz.

Recentemente, a agência reorganizou o sistema de liderança de sua criação com a promoção de três profissionais – Eco Moliterno, Paulo Coelho e Rafael Pitanguy, antes diretores de criação, passaram a responder como diretores-executivos do departamento, atuando como uma trinca ao lado do copresidente e diretor-geral de criação Sergio Gordilho.