Marcello Queiroz
Longe do cerrado, sem Cenp, sem Planalto, Severino e sem as maiores taxas de juros do mundo, um outro encontro de agências de publicidade foi realizado na semana passada. Em Southampton, nas ilhas Bermudas, aconteceu a 87ª Conferência da 4A’s, sigla para American Association of Advertising Agencies, ou seja, a Abap dos americanos.
Com números e negócios do maior mercado publicitário do mundo, a 4A’s, presidida por O. Burtch Drake, reuniu 380 executivos para discutir temas sobre gerenciamento.
Em seu discurso de abertura, Drake destacou a saúde da indústria, apresentando a evolução da receita da entidade, que cresceu pela primeira vez desde o terrível 11 de setembro. Em relação ao ano fiscal de 2003, a receita da 4A’s cresceu 8% atingindo US$ 14,2 milhões. Custos operacionais, segundo Drake, chegaram perto de US$ 14 milhões. Em Southampton, foram apresentados novos diretores da entidade.
Drake também reforçou em seu discurso os atuais desafios das agências. Entre eles estão a falta de diversidade, os novos formatos de mídia, o crescimento da ligação das marcas à indústria do entretenimento e os sistemas de remuneração. Esses assuntos foram temas dos palestrantes do encontro, que contou com apresentações de nomes como Andy Berlin, chairman da Berlin Cameron Red Cell, Nina DiSesa, da McCann-Erickson, e Max Freeman, da Tribal DDB, entre outros nomes de pequenas, médias e grandes agências.
Na última sexta-feira (6), após a sessão de encerramento da 87ª Conferência da 4A’s e antes de participar de um campeonato de golfe, O. Burtch Drake falou por telefone, com o Propaganda & Marketing.
– Após este encontro, qual mensagem você deixa para as agências?
Drake respondeu: “Elas têm o desafio de fazer mudanças em questões gerenciais e conceituais. Ano após ano, vemos que o tradicional filme de 30 segundos está menos eficiente.”
O presidente da 4A’s também demonstrou forte atenção à evolução da mídia interativa. “O crescimento da internet é simplesmente dramático”, ele avaliou, afirmando que a receita publicitária dos maiores portais já é comparável aos números das três maiores redes de TV dos Estados Unidos.
Entre as frases ouvidas em Southampton, uma das melhores saiu de Nina DiSesa, que fez palestra sobre remuneração. Em entrevista à revista Adweek, ela declarou que o sistema de remuneração das agências por hora de trabalho, o “timesheets”, é arcaico. “E o que acontece se você tem uma idéia debaixo do chuveiro?”