A alguns dias do Festival de Publicidade El Ojo de Iberoamérica  2009, foram divulgados os finalistas das áreas de desenvolvimento local, anunciantes e melhor desempenho em audiovisual.

O Festival acontece entre os dias 2 e 4 de novembro, em Buenos Aires. O evento é  promovido pela revista LatinSpots, com articulação estratégica no Brasil realizada pela Lítera – Construindo Diálogos.

Argentina (5), Brasil (3), Espanha (2), Chile, Colômbia, Peru e Porto Rico (1) são finalistas na primeira edição do El Ojo Anunciantes.

Já na área de desempenho local foram reconhecidos aqueles que tiveram o melhor desempenho em 2009 e que incentivaram o desenvolvimento da publicidade em seu respectivo país. Foram contemplados Argentina, Brasil, América Central e Caribe (Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana), Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos E.U.A. (Hispânico), México, Peru, Portugal, Porto Rico, Região Sul (Bolívia e Paraguai), Uruguai e Venezuela.

A área está dividida nas seguintes categorias: Melhor Agência, Melhor Criativo, Melhor Diretor e Melhor Anunciante.

No Prêmio Especial de Melhor Uso de Recursos Audiovisuais, foram destacadas as produções que melhor fizeram uso de música, fotografia, animação e áudio, efeitos visuais e pós-produção. Estão entre as finalistas Argentina, U.S. latino-americanos, Venezuela, Brasil, México, Equador, Portugal e Uruguai.

Confira os brasileiros finalistas:
 
Desempenho Local

Agência:
AlmapBBDO
DM9DDB
JWT Brasil
Ogilvy Brasil
Fischer + Fala!

Diretor criativo:
Marcello Serpa, de AlmapBBDO
Sergio Valente, de DM9DDB
Mario D´Andrea, de JWT
Anselmo Ramos, de Ogilvy
Flávio Casarotti / Pedro Cappeletti, de Fischer América

Produtora:
Vetor Zero / Lobo
Hungry Man
Rebolución

Realizador:
Nando Cohen
Brian Billow
Armando Bo
Luciano Podcaminsky

Anunciante:
Alpargatas Brasil
Correios
Escola Panamerica de Arte
FedEx Brasil
Johnson & Johnson Brasil
PepsiCo Brasil
Terra Brasil

Recurso audiovisual

Categoria: Fotografia
Fa, de 141 Soho Square Brasil para Corinthians. Pa: Be Filmes. D: Roberto Laguna.

Categoria: Animação

Gold Fish, de AlmaoBBDO para O Boticario. Pa: O2 Filmes / Vetor Zero / Lobo. D: Nando Cohen / Alex Gabassi.

Categoría Efeitos visuais e pró-produção

Perro Pez, de AlmapBBDO para Volkswagen Brasil. Pa: Rebolución. D: Armando Bo.

Então, onde está a sua criatividade?, AlmapBBDO para a Escola Panamericana de Arte. P: Vetor Zero / Lobo / Cinemacentro. D: Nando Cohen.
 
Anunciantes

It’s already too late, de Ponto de Criação Brasil para Global Warming Multishow. Pa: Tribbo Post.

Massagista, de BorghiErh Lowe Brasil para UOL Brasil. Pa: Sagaz Filmes.

Cachorro Peixe, da AlmapBBDO Volkswagen SpaceFox Brasil. P: Rebolucion.