A poucos meses de completar 25 anos, a F/Nazca Saatchi & Saatch está com uma série de novidades e mudanças. O plano de reposicionamento dentro do Grupo Publicis inclui quatro grandes pontos, que foram anunciados no encontro “F/Nazca + Muitos” na manhã desta quarta-feira (12). “Estamos falando de muitas coisas, muitas pessoas e muitos anos que pretendemos ter pela frente sempre com essa visão de se renovar, adaptar e puxar a vanguarda do negócio. Você é startup ou é game over”, diz Fabio Fernandes, presidente e CCO.
1 – Parceria estratégia
A agência fechou uma parceria inédita com o BuzzFeed. O BuzzFeed Connections vai operar e atender de maneira dedicada e exclusiva os clientes da agência. O trabalho será diário e a agência ganha espaço para crescer como hub criativo de pulso e olhar nos dados para gerar ideias e conteúdo digital. “Mais que uma agência de briefing, somos uma agência de pautas”, diz Fernandes.
2 – Mudanças na operação
Outra grande mudança acontece na gestão. Por decisão pessoal, o sócio fundador Ivan Marques deixa o dia a dia e passa a ser chairman do novo board executivo, que é formado por heads e diretores das áreas de planejamento, mídia, data, atendimento, comunicação e criação.
O grupo se reunirá uma vez por mês para discutir, resolver e aprofundar questões relativas à agência e seus clientes. A ideia é fazer com que as principais lideranças se aproximem ainda mais da gestão da casa e das marcas atendidas.
Marques fará um trabalho de passagem e de compartilhamento de suas habilidades e funções. Segundo o profissional, uma das funções do novo board é trazer oportunidades que possam significar um aperfeiçoamento e um incremento de qualidade para a agência.
“Isso vai evoluir para maior autonomia deles. O board tem uma preocupação com as pessoas da agência, discutir programas de reciclagem, treinamentos e valorização; acordos estratégicos, a exemplo do que fizemos com o BuzzFeed; e questões relacionadas com a compra e incorporação de tecnologias dentro dos serviços que a agência presta”, explica.
O novo board executivo é formado pelos diretores de criação Pedro Padro, Rodrigo Castellari, Toni Fernandes, Leonardo Claret (criação), Rita Almeida (planejamento), Marcelo Ribeiro (criação e design), Mauricio Almeida (mídia), Saulo Sanchez e Ricardo Forli (atendimento), Carolina Aranha (PR).
3 – Data first
Outra mudança foi a promoção de Diego Mattera a head of Data Science, área recém-criada e que vai impactar diretamente a entrega da agência. A ideia é ter especialistas em dados para monitorar resultados, garantir eficiência e gerar insights estratégicos e criativos em todos os trabalhos.
“O pensamento ‘data first’ é um novo jeito de operar, mas, de maneira alguma ele coloca a criatividade em segundo lugar. Pelo contrário, a intenção é otimizá-la. Nossa missão, é transformar quantidade em qualidade, hipóteses em certezas, matemática em emoção, números em sorrisos”, diz Mattera, que está na agência há cerca de um ano e meio.
Segundo Fernandes, o principal papel de Mattera é tornar essa informação transversal em toda a agência. “Não deve ser um pensamento ‘de planejamento’ ou ‘de mídia’, mas para todas as áreas. Ele vai se responsabilizar para que essa informação esteja em todos os níveis e seja reformulada conforme as necessidades.”
4 – Agilidade e colaboração
Ainda nessa parte de conteúdo, a agência anunciou o F/Agile e o F/Colab. O primeiro é um hub de que integra as áreas de produção e está baseado no conceito de real time creativity. A ideia é otimizar e desburocratizar processos a fim de dar mais agilidade e versatilidade às produções. O segundo é um produto de solução colaborativa, que junta cliente e parceiros estratégicos para encontrar respostas práticas e resolver problemas de negócios das marcas da casa.
Otimismo com futuro
Fernandes também fez um balanço sobre 2018 e indicou as perspectivas para os próximos 12 meses. Em sua visão, o ano foi difícil para o mercado como um todo e para a agência por ter perdido uma conta importante, a Sadia.
“Mas também ganhamos contas como a Quasar, de O Boticário, a seguradora francesa Axa, CBMM, uma a Mercedes Benz (via Publicis-Emil), a cerveja Beck’s, da Ambev e, essa semana, o BTG Pactual. Acho que 2019 será melhor do ponto de vista macroeconômico. E estamos nos preparando para o que o mercado exigir”, comenta.
Ao final da coletiva, em tom bem humorado, Fernandes desmentiu rumores de que deixaria a F/Nazca. “Não vou sair. Vão ter que me engolir”, disse rindo.