O ano para o mercado de propaganda e comunicação foi marcado por aquisições, ajustes, reestruturações e mudanças em diversas agências, anunciantes, veículos de comunicação e produtoras.

Nesta edição, o PROPMARK traz especial com a retrospectiva da indústria da publicidade trimestre a trimestre de 2019, mostrando os fatos mais relevantes do ano.

Os primeiros três meses foram de clima de otimismo e expectiva no país após a posse do novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro. A movimentação entre as agências foi intensa. Uma das maiores mudanças foi a entrada de Guilherme Jahara na presidência e comando da criação da recém-criada SunsetDDB.

Especial do PROPMARK traz a retrospectiva do mercado de propaganda e comunicação trimestre a trimestre

Já no segundo trimestre o mercado ficou agitado no início de abril com a notícia da aquisição da Droga5 pela Accenture Interactive. Na época, líderes de agências e especialistas notaram que a compra sinalizava o futuro do setor a partir da integração das visões de criatividade, negócios e tecnologia. O trimestre terminou com mais uma edição do badalado Cannes Lions, com destaque novamente para o Brasil, que foi o terceiro país mais premiado no festival mais importante da indústria criativa, com 85 Leões.

O terceiro trimestre teve uma reviravolta no mercado de publicidade. Em agosto, o Publicis Communications surpreendeu ao anunciar a saída de Fabio Fernandes da liderança da F/Nazca Saatchi & Saatchi. Fundador, presidente e diretor-executivo de criação de uma das principais agências brasileiras, ele parece não ter gostado da situação e disse em post no Facebook que “jamais deixaria a agência por sua vontade”.

Por fim, os derradeiros últimos meses do ano também foram movimentados, com a realização de grandes eventos como Rock in Rio e CCXP, e datas que mexem com todas as indústrias: Black Friday e Natal. Outra surpresa nas agências: Marcia Esteves deixou a presidência da Grey Brasil – após uma trajetória de sucesso – e assumiu como CEO na Lew’Lara\TBWA, onde iniciou em dezembro.

Olhar as notas mais lidas do site do PROPMARK também foi um bom termômetro para avaliar o ano. O jornal relembra as matérias que mais bombaram na versão online. Temas como gestão Bolsonaro e Bettina foram alguns dos mais populares.

Neste especial, o leitor ainda encontrará uma matéria sobre os projetos editoriais especiais do PROPMARK. Sempre otimista, o veículo investiu nos seus principais produtos e ampliou conteúdo. Estreou, por exemplo, em 19 de agosto o primeiro episódio do seu podcast, que ganhou o sugestivo nome PROPCAST. A produção de áudio é da Loud.

Outro investimento importante foi a renovação da edição online. O novo site entrou no ar em setembro e logo de cara registrou crescimento de 72% em visualização de páginas únicas. A edição impressa do jornal também ganhou um refresh. Foram criadas algumas colunas que têm feito sucesso, como a série De Frente com o Presidente, com entrevistas com os principais líderes da propaganda; o Giro no Mercado by PROPMARK, cujo objetivo é fazer com que as agências mostrem o seu dia a dia; além do Encontros PROPMARK. O publicitário Roberto Duailibi inaugurou a série, que promove encontros de nomes consagrados com a redação.

Executivos do setor de comunicação consultados pelo jornal olham para 2020 com bastante gana e têm a expectativa de que o próximo ano seja um grande momento. Que assim seja!

Confira a retrospectiva PROPMARK 2019:
Expectativas sobre novo governo e despedidas marcam início do ano
Aquisições, movimentações e nomeações dão o tom do 2º trimestre
Terceiro trimestre evidencia transformação do mercado
Quarto trimestre tem mudanças, novos ciclos e planos para 2020
Mais lidas no site PROPMARK mostram 2019 tragicômico
Simplicidade criativa marca ano da propaganda brasileira em Cannes
PROPMARK investe na renovação da edição online e conteúdo do impresso