A Aktuell promove esta semana o lançamento do “Projeto Contém – um novo olhar sobre sustentabilidade”, cujo objetivo é estimular o consumo consciente e a divulgação de práticas sustentáveis por meio dos pilares design, moda, arte, música, cinema, teatro e gastronomia. Em formato de showroom, a iniciativa – que será realizada em junho de 2012, inicialmente, no Rio de Janeiro – inclui a realização da 1ª Feira de Consumo Consciente e Práticas Sustentáveis, para lançamento de produtos e processos diferenciados sobre o tema.
De acordo com Rodrigo Rivellino, presidente do Grupo Aktuell, o objetivo da ação é fazer com que as empresas promovam cada vez mais ideias que tenham a sustentabilidade como princípio básico. O executivo disse que já começou a conversar com representantes de algumas corporações que têm interesse em fomentar esse novo olhar sobre a sustentabilidade por meio de suas marcas. Rivellino ressaltou ainda que, no evento, será possível realizar ações de ativação para aproximação do anunciante com o consumidor, que podem até gerar o desenvolvimento de produtos.
Nesta quarta-feira (30), a Aktuell vai realizar uma prévia do que será a feira, com a exposição de produtos sustentáveis como roupas, peças de decoração, acessórios, brinquedos, além de salas com vídeos e documentários que abordam o assunto. Uma série de ações está prevista até a realização do evento.
O Projeto Contém, cujo diretor geral é Gabriel Del Corso, tem o intuito de exercitar os consumidores a se interessarem pelo processo produtivo do bem ou serviço que estão comprando e o seu impacto social e ambiental. A ideia é que o consumidor adquira conhecimento e procure uma maneira de estabelecer uma relação responsável com o meio ambiente e a qualidade de vida. Já são parceiros da iniciativa empresas como Vicunha, Nadir Figueiredo, além da Abest (Associação Brasileira de Estilistas).