Julinho Xavier da Silveira, sócio e diretor da BossaNova Films, Marcello Serpa, sócio e diretor de criação da AlmapBBDO, e Washington Olivetto, chairman da WMcCann, estão entre os 40 profissionais de agências de publicidade, produtoras e de anunciantes entrevistados pelo diretor Alex Miranda, da Trattor Filmes, no documentário “Comercial”, que narra a história da produção de filmes publicitários no Brasil.
O trabalho, que teve estreia nacional na última segunda-feira (25) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, pode ser acessado através do site da Elo Filmes. Miranda já dirigiu cerca de 500 filmes publicitários e 80 videoclipes. Trabalhou nas maiores produtoras como O2 Filmes, 5.6, Margarida e, atualmente, pertence ao time de diretores na Trator Filmes. Na entrevista a seguir, Miranda revela detalhes da produção de “Comercial”:
Como é a estrutura do documentário?
– O documentário foi estruturado para responder, esclarecer questões que estão no nosso dia a dia de filmagens, reuniões e conflitos presentes o tempo todo. O bacana é que ele mostra a verdade nua e crua de forma imparcial na minha opinião… E esclarece que mesmo entre os grandes, nunca existe uma verdade absoluta.
O que foi enfatizado no roteiro?
– Foram feitas as mesmas perguntas para todos. Tentei viver nas entrevistas o que vivo no dia a dia com as agências e clientes, tinha muita vontade de retratar esse mundo dos comerciais de televisão.
Como surgiu a idéia?
– A idéia surgiu da minha vontade de colocar todo mundo frente a frente e poder retratar, para quem está sonhando em entrar na profissão ou começando, como a coisa funciona. Para quem assistir, será uma evolução certa, mesmo para os que pensam que sabem tudo.
Quais os nomes estão no filme?
– Praticamente estão todos os principais personagens do passado e presente. Infelizmente, não consegui colocar todos, pois alguns como o mestre Nizan Guanaes não topou participar… Houveram diretores como Pedro Becker e Manguinha que se mostraram muito dificeis para marcar a entrevista e fugiram da raia (rsrsrs).
Como foi o financiamento?
– O financiamento do projeto foi 100% da Trator filmes, no inÍcio pensei que seria fácil arrumar um patrocÍnio já estavamos falando com quem manda soltar e prender mas não aconteceu… O projeto custou perto de 400 mil reais.
Há patrocínios?
– A Y/B fez o audio e só!
Qual o circuito de exibição de “Comercial”?
– Tivemos a felicidade de participar da Mostra Internacional de Cinema, com três exibições, também estamos exibindo em cineclubes e universidades pelo País afora. Porém, quem quiser assisti-lo, o o conteúdo está disponivel na Elo company web.
O que você quis dizer?
– Quis mostrar essa profissão maravilhosa e intrigante que vivemos todo dia, e o mais bacana foi ver que cada um pensa de uma forma e quase todos fazem um trabalho maravilhoso, foi bom para que todos possam se conhecer melhor pois muitos se conhecem de nome mas não conhecem as opiniões deles sobre diversos assuntos.
É uma peça promocional da Trator Filmes?
Tudo que é bom vira marketing a intenção foi documentar, e todo bom documentário promove quem fez.
por Paulo Macedo